sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Animais Mais Inteligentes Do Mundo


Qual o animal mais inteligente do planeta? Será o Chimpanzé? O cachorro? O Elefante? Não, nenhum deles. O animal mais inteligente da terra vive na verdade no mar. É um animal gracioso, brincalhão e acrobata. Estou falando do golfinho.
O grande destaque do golfinho é a sua inteligência e habilidade de se comunicar. Não há dúvida que os golfinhos conversam. Estudos mostram que eles possuem um “alfabeto” composto de 51 sons de impulsão vocal e 9 tipos de assobios tonais e eles podem formar palavras e frases, regidas por leis semelhantes às da gramática. A linguagem por assobios é 10 vezes mais rápida que a nossa.
A grande particularidade na comunicação desses animais é o sonar. O Golfinho é capaz de gerar som sob a forma de clicks, dentro dos seus sacos nasais, situados por detrás da nuca. A freqüência dos clicks é mais alta que a dos sons usados para comunicações e difere de espécie para espécie. Quando o som atinge um objeto, a onda sonora é refletida para o ouvido médio e posteriormente ao cérebro. Assim que um eco é recebido, o Golfinho gera outro click.
O lapso temporal entre esses clicks permite ao golfinho identificar a distância que o separa dos objetos e animais. Pela continuidade deste processo, os golfinhos nadam livremente pelas águas escuras e agitadas orientando-se apenas pelos ecos dos sons que eles mesmos produzem.
Além de garantir sua sobrevivência, o sonar permite identificar as reações internas de outros golfinhos, humanos, peixes e outros animais. Ou seja, se o golfinho pensasse não haveria como engana-lo, pois ele pode pressentir as mudanças psicológicas que ocorrem dentro de nós, quando mentimos ou estamos alegres, tristes, ansiosos e etc.
Viva o golfinho e sua esperteza !

Nenhum comentário:

Postar um comentário