quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Maior Animal do Mundo

Além de ser o maior animal do mundo, a baleia-azul é uma exímia mergulhadora, com um pulmão capaz de carregar 5 mil litros de ar Foto: Getty Images
Além de ser o maior animal do mundo, a baleia-azul é uma exímia mergulhadora, com um pulmão capaz de carregar 5 mil litros de ar
Foto: Getty Imagesr

Quem pensa que o maior animal conhecido na Terra foi algum dinossauro está muito enganado: ele ainda existe e é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). É o que informa o biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo. Com risco de extinção, este gigante das águas pode alcançar na fase adulta cerca de 36 m de comprimento, maior que um boeing 737, e até 180 t.

» Veja curiosidades sobre a baleia azul 
» Fotos: veja outros gigantes 
Segundo Domenichelli, esta espécie é exímia mergulhadora e pode atingir grandes profundidades, ficando até cerca de uma hora sem respirar graças ao seu pulmão, com capacidade para 5 mil litros de ar. Na hora que o animal vai soltar o ar, o jato d'água alcança até 9 m de altura.
"Outra curiosidade que impressiona é o coração, que pode ser do tamanho de um carro fusca", explicou. Podendo ser encontrada em todos os oceanos, a baleia-azul se alimenta de pequenos crustáceos, principalmente o krill - minúsculos camarões que flutuam próximos à superfície do mar.
A cabeça de uma baleia-azul é tão grande que cinqüenta pessoas poderiam ficar em pé sobre sua língua. Além disso, um humano adulto poderia rastejar por suas largas artérias. Mesmo os filhotes já causam espanto pelo tamanho: um recém-nascido pode pesar mais que um elefante adulto e medir cerca de 7,6 m de comprimento. Durante os primeiros sete meses de vida, os bebês-baleia tomam cerca de 380 litros de leite por dia.
Sendo um animal tão grande, seria de se duvidar que a baleia-azul tenha medo de algum predador, mas o biólogo afirma que as orcas e tubarões caçam os filhotes e os exemplares menores. No entanto, o ser humano foi e ainda é seu principal predador, já que países como Japão e Noruega autorizam a caça. Atualmente, não existem mais do que 1,5 mil exemplares no planeta.
Outros gigantes
Guilherme Domenichelli informou que na terra, o macho de um elefante africano pode chegar a pesar 7 toneladas e medir quase 3 m de altura. O seu tamanho pode parecer ameaçador, mas a espécie se alimenta apenas de vegetais e frutas.
O avestruz é a maior ave terrestre e pode atingir até 2,5 m de altura. Integrante da mesma classe, o condor-dos-andes habita os céus de regiões montanhosas com uma envergadura (de uma ponta a outra da asa) de cerca de 3 m.
Entre os répteis, o crocodilo australiano pode pesar quase meia tonelada e atingir até 7 m, um pouco menos que o tubarão-baleia, um peixe inofensivo que tem em média 10 m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário