quinta-feira, 17 de maio de 2012

Curiosidades Caninas

Os Cães


A sua definição mais especifica é a de mamífero doméstico e familiar, da família dos canídeos. O seu tamanho, forma e pelagem variam em função da raça. Caracteriza-se por ter o olfacto e ouvidos bastante apurados. Emitem sons denominados por latidos.


As suas funções são muito diversas segundo as qualidades, tamanhos e carácter de cada cão. É um animal inteligente e leal ao seu amo, daí a sua fama de ser o melhor amigo do homem.




CãesCão


Nesta secção do Mundoentrepatas encontrarás uma lista completa de todas as raças de cães. Depois, efectuámos uma selecção de algumas raças conhecidas para que desfrutes conhecendo mais acerca das suas origens, seu carácter, os seus traços físicos, etc.


Também encontrarás uma galeria de fotos de cães onde poderás desfrutar da simpatia e alegria destes animais.

 *****************************************************************************
Acessórios para Cães


Acessórios para cãesAs primeiras perguntas se surgem quando és dono de um cão pela primeira vez são que acessórios necessitará o nosso cão para ser feliz. E é porque sabemos que o cão, tal como nós, necessita de certas coisas para ser feliz e estar contente na sua nova casa. Para que tenhas tudo o que o cão necessitará, preparámos-te o seguinte artigo com uma serie de acessórios necessários e uns conselhos práticos. Esperamos que te seja útil.


Acessórios para a comida do cão


O cão come várias vezes por dia. O que necessita para o fazer? Pois necessita de uma tigela para a comida e outro à parte para a bebida. Estes acessórios deverão estar colocados num lugar fixo, que seja tranquilo que esteja separado das zonas de maior actividade da casa. Comendo, o cão pode atrapalhar-se e distrair-se, pelo que depois não come devidamente, o que faz com que quebre o seu equilíbrio alimentar. Também é conveniente que as suas tigelas estejam numa zona tranquila, para não o pôr nervoso enquanto come, algo que lhe pode tornar violento ao pensar que alguém lhe vai tirar a comida.


Não deve ser só num local tranquilo, deves assegurar-te que o tamanho e o material destas tigelas são as apropriadas para as características do cão.


Acessórios para o descanso


Falamos, claro, de uma cama. As características que deve reunir a cama são as seguintes: o mais importante é o sítio onde deves colocá-la. Tal como as tigelas de comida, estas devem ser colocadas num lugar tranquilo para que o descanso seja total. Colocar a cama num lugar de muita actividade é um erro comum que cometem muitos donos e que pode ser prejudicial para todos.


E é que a cama não serve só para o cão dormir. Há vezes que a nossa mascote quer estar só e tranquilo, pelo que a colocação é importante. O cão também precisa do seu espaço diário.
Se o cão vai ficar no jardim, a cama deve ser colocada num lugar especial, onde esteja protegido do frio, da chuva e de qualquer mudança meteorológica. O melhor é fazer uma casota. Esta deve ser de um tamanho apropriado, o suficientemente grande para que o cão possa mover-se nela sem problemas e sentir-se bem.


Acessórios para a sua diversão: brinquedos


São acessórios que podem não parecer essenciais, mas são. E é que os brinquedos são um entretenimento muito bom para o cão e os ajudam, entre outras coisas como a queimar energias. São especialmente importantes quando ainda são cachorros, pois adoram mastigar, morder coisas, … e nada melhor do que terem os seus próprios brinquedos, certo? Habituá-los a brincarem com os seus próprios brinquedos é o ideal. Sobretudo quando está sozinho em casa. Evitamos surpresas desagradáveis quando chegamos a casa.

********************************************************************************
Agressividade canina
Agressividade canina

O que é certo é que devido ao seu temperamento, há raças mais propensas do que outras a mostrar agressividade, os comportamentos agressivos em casa (rosnares ou dentadas por exemplo), podem manifestar-se em todas as raças. Há que prestar muita atenção desde cachorro, pois é extremamente difícil corrigir um comportamento agressivo. Requer muito esforço e paciência.


A primeira coisa que devemos fazer é determinar se o comportamento agressivo é causado por medo ou se é mesmo do seu temperamento natural dominante. O tratamento será diferente dependendo da causa. Tenta resolver o problema sem a ajuda de um veterinário é possivelmente difícil. Por isso, o nosso conselho é que peça a sua ajuda.


A agressão pela dominância ou hierarquia é a mais corrente. O cão que manifesta este tipo dominância tende a usar um olhar desafiante a outros animais, com as orelhas tensas e para a frente. A sua cabeça permanece alta e rígida. Estes são sinais corporais. A agressão hierárquica pode surgir em exemplos de qualquer raça, sexo e em qualquer idade. Apesar de ser os machos não castrados os mais conflituosos. A raça pura são mais propensas para a agressão do que os cruzados.


A correcção da agressão hierárquica é difícil. Um veterinário pode ajudar-te a aplicar um programa de correcção ou recomendar-lhe um especialmente em comportamento canino. Para conseguir corrigir o problema de agressividade, podes seguir estes passos que te vamos mostrar agora:
  • Tenta evitar que as situações gerem agressividade.
  • Aplica técnicas de dessensibilização. Um exemplo será colocar gradualmente o cão em diversas situações conflituosas e ir acalmando-o.
  • Habitua o cão aos sinais de dominância. Esses sinais terão de ser lançados pelo seu dono. Por exemplo tirar-lhe a sua tigela de comida ou olhar fixamente.
  • Obriga o cão a que obedeça a ordens antes de recompensá-lo (brincando com ele ou acariciando-o, por exemplo).
*********************************************************************************
Educação Canina

Educação caninaA comida separada


O cão deve comer antes ou depois dos seus donos para nunca os incomodar enquanto eles comem. E, claro, nunca dar mais comida a eles enquanto comem. É importante não ceder aos gemidos do cão. Fazê-lo vai dificultar a educação do cão em casa.


O seu lugar de descanso


O cão deve dormir no lugar escolhido para ele. É importante que este lugar não seja uma zona de passagem, pois ele tem de ficar tranquilo e que não se distraia. Quando o cão se portar mal, levem-no para o lugar de descanso sem mostrar agressividade, mas claro com autoridade e sem ceder.


Dominância comunicativa


Um tom de voz dominante é um tom de voz firme, sem gritos. Utiliza frases breves, para que o tom das frases não se torne monótono e diminua a convicção. Dever olhar fixamente para os olhos do cão à sua frente ou sobre ele mas não pode olhar para os olhos demasiado, pois pode achar que é uma provocação.


Coleira desde cachorro


Coloca-lhe a coleira desde pequeno. Ao princípio vai ser-lhe difícil adaptar-se: vai coçar, raspar, tentar libertar-se, … mas a pouco e pouco compreenderá que é necessário e vai aceitar. O seguinte passo é atar uma correia ou corda fina na coleira, de uma substancia que o cachorro não possa mordiscar. Deixa o cão estar com ela até que se esqueça. Uma vez que se adapte, utiliza a correia e ensina-o a seguir-te, falando constantemente. Se ele se opor, espera que se acalma e volta a tentar. Felicita-o quando conseguir.


Ordens básicas


Todos os cachorros devem conhecer certas ordens para aprender a obedecer. Estes devem ser clara, pelo que é importante utilizar sempre a mesma palavra (som) para o mesmo objectivo. Todos os treinadores utilizam ordens como “Em pé”, “Deitado”, “De pé”, “Vai dormir”, Sentado”, “Quieto”, “Anda” e “Chega”.


Não saltar sobre os convidados


É um comportamento habitual e difícil de tirar, mas é possível. Sai discretamente de casa e volta a entrar pela porta principal. Calma, o cão não tem uma grande noção do tempo e não vai compreender que acabaste de sair. Vai receber-te com os saltos habituais. Quando o fizer, ralha com ele em voz alta assim que saltar para cima. O “Chega” ou “Quieto” serão úteis.


Quando ele voltar a colocar-se em quatro patas, inclina-te e coloca-o na posição sentada. Felicita-o. Começa de novo este exercício várias vezes. Recordamos que qualquer aprendizagem canina deve ser feita felicitando quando o comportamento é bom e vice-versa.

********************************************************************************
Imagens

Apresentamos aqui algumas imagens de cães que tivemos a possibilidade de recolher. Belíssimas imagens de cães que derretem o coração a qualquer um.
CachorrinhoCão
Imagens de cachorrinosImagens de cães
Imagens de um cão Shar PeiImagens de cães
CãesCachorrinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário