sexta-feira, 18 de maio de 2012

Curiosidades de Hamsters

Os hamsters


Os hamsters são animais de certos costumes e rotinas que gostam de manter. De resto, observa-mos estes animais, o seu comportamento e actividades, é uma das principais diversões que se verifica ao ter um hamster como animais de estimação.
A sua média de vida ronda os 2-3 anos. São animais nocturnos, pois geralmente dormem durante o dia e são activos ao chegar a noite. A partir das 8-10 semanas de idade, a fêmea encontra-se desenvolvida para a reprodução. Desde desse momento, entrará no cio durante quatro dias. A gestação dura uns 15-16 dias e as crias não devem tocar-se pelo menos na sua primeira semana de vida.
Durante a gravidez, devemos evitar chatear a fêmea e alimentá-la de forma variada. Quando se aproxima o momento do nascimento, deve isolar a fêmea do resto dos hamsters.
Em relação à alimentação destes pequenos animais, existem alimentos já preparados para eles. Normalmente se trata de comida seca em forma de croquetes ou pastilhas, que proporciona ao hamster os minerais e vitaminas necessários para o seu bom desenvolvimento.
Os hamsters
Estes animais têm o costume de armazenar os alimentos para depois comê-la durante o dia em diferentes horas, pelo que devemos alimentá-los uma única vez por dia, tentando que seja sempre à mesma hora. Uma particularidade destes animais é que os seus dentes não param de crescer nunca, pelo que é necessário proporcionar madeiras adequadas para roer e assim evitar que cresçam demasiado.
Como alimento básico devemos dar-lhe comida seca. Os alimentos frescos se descompõem com facilidade e humedece a gaiola do hamster. Como guloseima, podemos dar ao nosso hamster sementes de girassol ou frutas e verduras frescas, sempre lavas e limpas, evitando as frutas ácidas como os cítricos. Também existem preparados que contêm sementes de mel que os hamsters gostam muito. Estas guloseimas podem ser dadas duas vezes por semana.

****************************************************************************
Raças De Hamsters 

Nesta secção falamos-te um pouco de algumas raças de hamsters para que conheças mais sobre estas pequenas mascotes.
Hamster Russo anão
Quando chega o Inverno, ele muda de cor devido a redução de número de horas com luz. Tem uma esperança de vida de ano e meio a dois anos e meio. O seu pelo ronda os 40-50 gramas e aos 20 dias alcança a sua maturidade sexual. Tem de 4 a 6 camadas por ano e entre 2 a 9 crias por camada.
Hamster de Roborovski
A sua cara tem uma expressão característica devido aos seus olhos pretos e redondos. Geralmente vivem entre 3 e 4 anos. Em média pesam 35 a 4 0gramas. Alcançam a sua maturidade sexual entre os 15 e 22 dias e a sua gestação dura aproximadamente 20 dias. Têm de 3 a 5 camadas por ano e entre 2 a 7 crias em cada camada.
Hamster dourado
Raças de hamstersQuando nascem são tão pequenos que pesam de 1 a 2 gramas. Quando crescem, o macho adulto pesa entre 80 a 135 gramas, sendo a fêmea um pouco maior, entre 90 a 150 gramas. Têm uma esperança média de vida de 2 a 3 anos. Alcançam a maturidade sexual entre os 35 e os 45 primeiros dias. O seu período de gestação dura 15 dias e têm entre 5 a 9 camadas por ano.
Hamster anão de Campbell
Geralmente são hamsters cheio de energia. Caracterizam-se por ter uma glândula malcheirosa na zona do umbigo e que apenas é visível nos machos.
Hamster arlequim
Esta raça de hamster caracteriza-se por ser gordo e passivo. De resto, tem forma arredondada e a sua cara é de cansaço.
Hamster de Angorá
É um hamster normal com a diferença que está coberto de pêlos para suportar melhor os Invernos frios.
Hamster anão da China
Trata-se de um hamster delgado, fino e alongado, parecido com um rato. Tem uma esperança média de vida de ano e meio a dois anos e meio. Alcançam a sua maturidade sexual aos 30 dias, tendo 4 a 5 camadas por ano e a s suas camadas são de 2 a 12 crias. Quando já é adulto, geralmente pesa aproximadamente 50 gramas.
Hamster albino
Trata-se de um hamster normal que por genética é completamente branco e com olhos vermelhos.
Hamster panda
São hamsters muito atléticos, gostam de pendurar-se nas barras da jaula. À parte disso, é muito semelhante a um hamster normal.

*************************************************************
Cuidados de Hamsters 

Para cuidar bem do teu hamster, não deverás gastar mais de 5 minutos por dia, isso sim deverá ser uma constante. Os hamsters são animais sociáveis e apesar do seu pequeno tamanho, são valentes e ferozes. Vamos fazer uma classificação das tarefas, segundo a periodicidade com que devem realizá-las.
De forma diária, não pode faltar a limpeza da tigela e do bebedouro e da sua cama. De forma semanal, tira-os da sua jaula e deixa-os numa caixa alta o suficiente para que não possam trepar ou saltar, pois se escaparem, serão mais difíceis de encontrar.
Cuidados de hamster
Limpar a jaula, o chão e as paredes com um pano húmido. Aconselha-se que não utilizem detergentes nem produtos tóxicos para evitar possíveis problemas ao nosso hamster.
Outros conselhos para o cuidado do nosso animal são:
  • Fornecer pedaços de madeira para que possam mordê-los já que a natureza do hamster é de um roedor. Este manterá os seus dentes fortes e saudáveis. O importante nestes casos é estar seguro que a madeira não foi tratada com produtos químicos ou pesticidas para evitar intoxicações com o animal.
  • A melhor forma para manter a saúde do nosso animal é a higiene da sua casa.
  • A comida seca é a mais recomendável para estes animais devido ao seu hábito de guardar alimentos para consumi-los mais tarde, inclusive dias depois.
  • Também é recomendável dar-lhes uma dieta variada, com vários tipos de sementes.

    **********************************************************
    Gaiolas Para Hamsters 

    Os hamsters são uns dos animais mais populares para ter como animais de estimação devido principalmente ao seu baixo tamanho e por ser fácil de cuidar.
    Estes animais simpáticos devem ter um lugar próprio. Por isso, podemos recomendar-te três tipos de gaiolas para o teu hamster: a gaiola de barras, o aquário de vidro com a tampa em grades ou uma gaiola em acrílico.
    Regra geral, deves proporcionar ao teu hamster a jaula de maior tamanho possível, segundo o que for possível para ti, pois são animais muito activos e que gostam de se mexer muito.
    Gaiolas para hamster
    Deves escolher o lugar aonde pôr a gaiola tendo em conta que deve ser um lugar quente e confortável, onde não há correntes de ar, mas também não pode ser uma zona onde o sol incida diretamente. O fundo da gaiola tem de ser de um material deslizante para facilitar a limpeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário