sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os Golfinhos

Os Golfinhos
Os golfinhos são mamíferos aquáticos que vivem em quase todos os mares do planeta. Tal como todos os mamíferos, necessitam de manter a temperatura do seu corpo, e para isso têm uma camada de gordura debaixo da sua pele.
Existem 32 espécies de golfinhos, entre elas destacamos o golfinho comum, o golfinho-riscado, e a orca. O seu corpo é largo, como uma barbatana dorsal e duas laterais que mudam de forma e tamanho segundo a espécie. Estas barbatanas servem para controlar a direcção do nado e também para girar.
O mesmo acontece com o focinho, dependendo da espécie este terá uma forma mais comprida ou mais redonda. Também têm uma cauda alisada horizontalmente que utilizam para moverem-se e as vezes para ficarem de pé sobre a superfície do mar.
Os seus dentes têm uma forma cónica e são utilizados para prender e desfazer os alimentos. Os golfinhos não têm nariz. Invés disso, têm um orifício com forma de meia-lua na parte superior da cabeça que se chama respiradouro.
Os golfinhos
Este respiradouro se fecha cada vez que submerge para que não entre água nos pulmões.
Quando vão à superfície, o respiradouro se abre apara expulsar o ar sujo dos pulmões, formando uma nuvem de vapor chamada bufo.
Tem os olhos pequenos, mas como tem uma boa visão ele pode localizar objectos tanto fora como dentro de água Uma característica dos golfinhos é a velocidade com que nadam, pois pode chegar a ser 45 km/h. Também podem ir mais fundo até aos 300 metros e aguentar submergidos durante quase 25 minutos antes de sair para respirar.
Outra característica curiosa dos golfinhos é que nunca dormem, o que fazem para descansar é diminuir a sua actividade, flutuando e deixando o seu respiradouro fora de água. Este estado tem o nome letargo.

*******************************************************************

Comportamento do Golfinhos

Comportamento dos golfinhosOs golfinhos vivem em manadas, apesar de não se manterem na mesma durante toda a sua vida. Vão mudando de manada por motivos de migrações, acasalamento ou mesmo para busca de comida.
As manadas podem variar bastante, desde terem dez exemplares até dez mil dependendo da espécie. Este agrupamento os ajuda na altura de terem de ser defender dos outros predadores. Normalmente atacam com o seu focinho até fazer com que vão embora. Têm um sentido de companheirismo muito desenvolvido pois se algum golfinho chegar a ficar ferido, outro o levará para a superfície para respirar.
A alimentação dos golfinhos se baseia principalmente em peixes, polvos e lulas. Quando localizam as suas presas, nada ao redor delas formando bolhas que as vão distrair e assim podem capturá-las mais facilmente.
A comunicação entre os golfinhos é realizada através de sons parecidos com assobios que são produzidos através da sua garganta dentro e fora de águia.
Estes sons também servem para que os golfinhos localizem objectos debaixo de água já que produzem ecos que embatem nos objectos e voltam para o golfinho, dando-lhes assim informação acerca da sua forma, tamanho e distância.
A natureza dos golfinhos torna-os animais brincalhões, curiosos, inteligentes e muito sociáveis. Facilmente o vemos a acompanhar algum tipo de embarcação a navegar no mar. Com respeito ao seu comportamento com as pessoas, são muito amistosos e tranquilos. Não temem os humanos e estão sempre dispostos a ajudar-nos.
De resto, existem casos em que os golfinhos tentam arrastar búzios até à superfície pois pensam que podem estar em apuros.

***********************************************************************
Reprodução dos Golfinhos

Reprodução dos golfinhosUma vez atingida a madureza sexual, o golfinho procura uma fêmea para reproduzir. A forma de iniciar o contacto é mediante jogos e pela fricção dos seus corpos na água. Enquanto este ritual continua, juntam os seus órgãos sexuais, juntando os seus ventres e assim a fêmea pode acabar fecundada pelo macho.
O período de gestação pode variar segundo a espécie, mas geralmente demora entre os 10 e os 12 meses.
Quando a fêmea vai dar à luz, podemos observar que o seu nado é mais lento e outras fêmeas podem acompanhá-las para evitar ataques de tubarões ou outros predadores.
Quando o golfinho é expulso do interior, o cordão umbilical que o uno à sua mãe se rompe. O recém-nascido deve nada até à superfície, algumas vezes ajudado pela sua mãe ou por outras fêmeas.
Um detalhe curioso é que o golfinho quando nasce, não sai de cabeça como os humanos, mas sim de cauda. O primeiro alimento que um golfinho toma é o leite da sua mãe, que disponibiliza em forma de jacto quando o golfinho no retorno aproxima-se dela à procura de comida.
O leite materno fará parte da sua vida durante um ano no mínimo depois do seu nascimento. Mas a partir dos seis meses de idade começará comer também alguns peixes. A cria de golfinho nada muito perto da mãe, especialmente no inicio da sua vida. Pouco a pouco se afastará até ser independente.

**************************************************************************

Imagens
Apresentamos várias fotos de golfinhos para que possas apreciar a beleza destes mamíferos aquáticos. Lindas fotos de golfinhos para apreciar.
Fotos de um golfinhoImagens de golfinhos
Fotos de golfinhosFotos de golfinhos
Imagen de um golfinhoImagens de golfinhos
Imagens de golfinhosImagens de golfinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário