sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os Lobos

Os Lobos


O seu nome científico é canis lúpus. Os lobos pertencem à família dos canídeos, dentro dos mamíferos carnívoros. Esta família também é constituída outros animais como o cão, o coiote e os chacais entre outros. As características mais distintivas destas animais são os dentes compridos que sobressaem quando abrem a boca.
Os seus cérebros estão bastante desenvolvidos comparado com o resto dos animais, pelo que geralmente os tornam mais inteligentes. São animais predadores, pelo que o seu físico está adaptado para tal. Têm dentes fortes e afiados e poderosos músculos nas suas patas. O seu comprimento é de cerca de um metro a metro e vinte centímetros. A sua altura fica entre os 60 e os 70 centímetros.
Os lobos
As fêmeas normalmente são um pouco mais pequenas do que os machos. O peso destes animais selvagens oscila entre os 30 e os 50 kg e pode chegar a viver uns 15 a 16 anos. Normalmente, existe uma relação inversa entre a temperatura ambiente e o tamanho dos animais de sangue quente, pelo que as regiões mais quentes terão animais mais pequenos do que as regiões mais frias.
Isto pode explicar o porquê das variações de tamanho que existem entre as diferentes subespécies de lobos. No total em todo o mundo estão confirmadas a existência de cerca de 32 subespécies de lobos. Estas podem ser agrupadas em 4 grupos: Lobos brancos, Lobos cinzentos, Lobos vermelhos e Lobos pardos.

********************************************************
Comportamento dos Lobos

Comportamento dos lobosA espécie de lobos é considerada como a super predadora. Isto significa que não tem competência externa de outros animais que determinem a sua população. Por isso, o seu nível de crescimento dependerá exclusivamente pela quantidade de alimento de que disponham ou as possíveis doenças que afetem os seus membros. Os lobos são animais sociáveis, vivem em grupos ou alcateias. Dentro de cada grupo existirá uma hierarquia interior que dirigirá o comportamento dos seus membros.
A existência destas alcateias têm como objectivo a sobrevivência. Também existem casos de lobos solitários, que procuram outros lobos ou outras alcateias para integrarem-se. Os lobos geralmente têm uma camada por ano, apesar de às vezes haver o caso de terem duas. Têm entre 3 a 8 crias de cada vez. A amamentação dura um mês e as crias são alimentadas por qualquer fêmea da matilha, sejam as suas mães ou não. Durante esse tempo, a fêmea alimento a cria e o lobo alimenta a fêmea.
Quando as crias cumprirem três meses, passam a ser considerados lobos jovens. Ao ano e meio de idade são considerados finalmente lobos adultos. A hierarquia dentro de cada matilha é marcada logo desde do princípio. Uns exemplares mandam no resto, normalmente pelo seu físico e pelo seu carácter. Esta ordem também é seguida na altura da escolha da alimentação e na produção.
De resto, se existem crias que são muito mais débeis do que os outros, a mãe pode chegar a rejeitá-los. Dentro de cada sexo também existe uma hierarquia. Os das posições mais altas são conhecidos como “alfa”, os seguintes “beta” e assim sucessivamente, até chegar aos últimos que são conhecidos como os exemplares “ómega”.

***************************************************************
Matilhas de Lobos

Matilhas de lobosA principal atividade que se leva a cabo numa matilha é a caça. As tarefas estão designadas previamente por cada indivíduo. Uma das vantagens dos lobos é a sua resistência, por isso, na altura de caçar será o seu trunfo para chegar perto da sua presa e capturá-la.
Quando caçam, os lobos não ladram como fazem os cães. Desta forma pode-se determinar-se quem ataca rebanhos em determinadas zonas.
Alguns estudos revelam que os lobos são monógamos. Dentro de cada matilha, o par alfa será quem se vai reproduzir. O resto dos lobos da matilha não se reproduzirá a não ser que ocupem o posto dominante.
Quando a matilha se tornar muito grande, se cria uma separação natural para alguns exemplares que separam e formam uma nova noutro território. Também existem casos de lobos solitários que vivem procurando uma nova matilha que lhes aceitem.

**************************************************************
Lobo Ibérico 

Lobo IbéricoO nome científico do lobo Ibérico é de canis lúpus signatus e é uma subespécie do lobo pardo que vive na península Ibérica. A sua cor predominante é o pardo, apesar de existirem exemplares de tons avermelhados ou inclusive mais escuros. Os lobos ibéricos mais jovens se distinguem por ter uma cor mais acinzentada, especialmente no Inverno.
O peso médio de um lobo Ibérico ronda os 40 kg se trata-se de um macho e 30 kg se for fêmea. Outro traço físico que serve para diferenciar o sexo desta raça é o tamanho da sua cabeça. A dos machos é bastante maior do que a das fêmeas.
As principais características do lobo Ibérico, em relação ao lobo Europeu são várias. Normalmente trata-se de marcas ou manchas, por isso o seu nome “signado” que significa “marcado”.
As manchas brancas nas laterais do focinho também são chamadas bigodes. Nas patas da frente têm um risco vertical de cor preto. Na zona das costas tem uma mancha escura. Também se chama “sela”. A cauda também tem uma marca escura.
Na Espanha existem diferenças nas datas de reprodução dependendo da latitude da zona. Um exemplo disso é que na Serra Morena os partos acontecem um mês antes do que na zona da Cordilheira Cantábrica. A maturidade sexual é alcançada pelas fêmeas aos cinco anos de idade, apesar de ser normal que tenham crias quando cumprem dois anos. Também pode reproduzir-se antes de cumprir um ano, mas não é tão habitual.
As fêmeas melhor alimentadas terão um maior número de crias. De qualquer das formas, a média em Espanha fica entre as 5 e as 6 crias.



8 comentários: