domingo, 27 de maio de 2012

Curiosidades sobre Serpentes

As Serpentes


As serpentes são répteis com corpo comprido e coberto de escamas. Os seus olhos não se mexem e não têm pálpebras. Podem projetar a sua língua graças à força da sua mandíbula. Os ossos da sua mandíbula estão unidos por ligamentos elásticos, o que lhes permitem que possam abrir de forma desproporcionada a sua boca.
Existe um osso chamado “quadrado” que une o crânio com a sua mandíbula inferior. Este osso é longo e móvel e permite que ambas as partes se possam separar. Tem um esqueleto muito simples pois está composto pela cabeça (óssea), a coluna vertebral e as costelas que se sustêm graças às vértebras. As serpentes são animais ofídios, não têm patas. Para moverem-se fazem movimentos em forma de onda, apesar de também os podem fazer de forma recta.
As serpentesAs serpentes engolem a sua presa por completo, sem parti-la nem mastigá-la. Começam sempre pela cabeça da sua presa, e pouco a pouco vão descendo pelo seu tubo digestivo. Trata-se de uma presa de grande tamanho, a mandíbula inferior se separa do crânio, graças ao osso “quadrado” que falamos antes, ampliando assim a capacidade da sua boca.
As serpentes podem ser venenosas ou não. De forma comum, se dava o nome de ofídismo à intoxicação que produzia devido ao veneno das víboras. Como repteis que são, são animais de sangue frio ou também chamados poiquilotérmicos. Isto significa que dependem do meio exterior para poder regular a temperatura do seu corpo.
Se quisermos classificar de forma mais técnica, dizemos que as serpentes são animais exotérmicos, pois a sua temperatura depende da do meio, e heterotérmicos já que esta temperatura pode variar dependendo da temperatura ambiente

______________________________________________________________________

As Serpentes Como Animais de Estimação

O carácter das serpentes depende em grande parte da espécie que se trata. Uma das serpentes mais comuns para serem utilizadas como animais de estimação é as constritoras, belas serpentes que podem alcançar um tamanho considerável. Isto é devido ao seu carácter dócil, a pouco frequência com que defeca, a facilidade para alimentá-la e a pouco necessidade que tem de atenção. Mas uma serpente como a boa não é boa ideia se o dono não é experiente.
Devemos lembrar que se trata de animais selvagens, e como tal, podem ter instintos agressivos. A origem da serpente influi também no seu carácter. Se são criadas em cativeiro, serão animais mais acostumados à presença do homem. Enquanto se forem serpentes adultas capturadas do seu habitat, será mais difícil que se mostrem amistosas.
As serpentes como animais de estimaçãoUma boa forma de saber se estamos preparados para ter uma serpente boa como animal de estimação é conhecer primeiro pessoas que nos contem a sua experiencia. Não devemos fiar-nos completamente nos vendedores de répteis pois podem omitir informação que mais tarde pode fazer falta.
A pior razão para ter um destes animais como animal de estimação é para impressionar as pessoas. Devemos pensar objectivamente se podemos dar-lhes um bom nível de vida e também de qualidade. Não ser relutante na altura de as alimentar com coelhos e hamsters, por exemplo, ou estar disposto a que alguma vez possam morder-nos são pontos importantes.

_______________________________________________________________________________

Examinar a Serpente

A escolha da nossa boa é o primeiro passo e o fundamental na altura de ter este animal como animal de estimação. Por isso, realizaremos um exame visual e táctil do animal para confirmarmos que ele está de boa saúde e tem um bom carácter. No exame físico no fixaremos nos olhos da serpente, deverão ser brilhantes e estar alerta.O seu corpo deverá ser arredondado e sem feridas. Se tem irregularidades pode dever-se a costelas partidas.
Quando a agarramos, normalmente se enroscará ao nosso braço. Se tirar a língua para fora frequentemente é sintoma de boa saúde. A boca também deve ser revista. Deverá estar limpa e sem feridas nem manchas. A sua saliva deve ser de uma cor transparente e a boca de cor rosada. Se tem pontos escuros movendo-se pelo corpo, normalmente são parasitas externos. Há que ter cuidado pois contagiam muito rapidamente. Se a serpente não se chatear demasiado com o exame, é sintoma do seu carácter ser dócil.
Examinar a serpenteEspaço necessário: O espaço necessário que dispomos em casa é um facto importante pois as boas, juntamente com as anacondas e as pitões são serpentes gigantes, apesar destas três, a menor é a boa. Em concreto, as boas constritoras podem chegar a medir entre 2,5 a 5 metros quando adultas, pelo que necessitam de um espaço suficiente para tê-las em casa, de resto, quanto maior o espaço que tenham para poder mover-se, melhor. No mínimo, uma boa constritora adulta deverá ter um espaço de 2 metros. Devemos ter em conta o peso da serpente na altura de manejá-la, pois podem superar facilmente os 20 kg.
Longevidade: Para além de tudo isto, outro factor importante na altura de escolher este animal como animal de estimação é a sua longevidade. Estas serpentes alcançam facilmente os 20 anos de vida, pelo que deveremos ter isso em conta para mudanças futuras na nossa vida como por exemplo mudanças de casa, matrimónio, crianças, etc.
Manutenção: Para manter as boas bem alimentadas podemos comprar o seu alimento em lojas de animais. O custo será parecido ao de manter um cão. De adultas podem comer uns quatro coelhos por mês, mais ou menos, dependendo da espécie, do seu apetite, da época do ano, etc. São animais que comem uma vez por semana ou por quinzena, a limpeza do seu espaço deve ser realizado uma vez por mês, não requerem de muito tempo e não dão mau odor à casa. O lugar para tê-las chama-se terrário e deve ter umas dimensões adequadas ao tamanho da boa, deve contar com diversos aparelhos que lhes proporcionem o aquecimento e humidade que necessita.
Perigosidade: Tratando-as adequadamente e com cuidado, o risco se reduz ao mínimo. Ainda assim, não devemos esquecer que são animais selvagens com instintos. Podem acostumar-se à nossa presença para que as manipulemos, mas se algo as assusta, podem morder como reacção. Se algo que fazemos a chateia, também nos pode atacar. Outros casos de mordeduras é porque a serpente confundiu a mão do seu dono com comida.

______________________________________________________________________________

Mordeduras das Serpentes







Mordeduras das serpentesTodas as serpentes mordem e estas podem trazer serias infecções se não se trata de forma cuidadosa e higiénica. Já comentamos como funciona o sistema de injecção de veneno. Agora vamos comentar a natureza desses venenos. Existem muitas serpentes venenosas, mas existem diversos tipos de toxinas.
Por exemplo, as cobras têm uma neurotixna que paralisa o sistema cardio-pulmonar das suas presas. Outras, como as víboras, têm venenos que alteram as paredes dos vasos capilares das suas presas, destruindo os glóbulos vermelhos. Isto produz hemorragias em todo o corpo. Assim, aparecem manchas vermelhas ou rosadas pelo corpo. A pressão sanguínea diminui e o pulso pode ficar mais fraco até ao extremo de ser quase imperceptível.
Outros sintomas do veneno são diarreia, vómitos, sede intensa e suores frios. Este veneno pode levar ao coma e inclusive à morte. A única medida realmente eficaz contra uma ferrada de serpente venenosa é o soro antiofídico. Este soro deve manter-se no frio. Se não dispormos do método de refrigeração, a melhor forma será enterrar debaixo de terra à sombra, onde se manterá fresco.
Ao tratar-se de um composto proteico, devemos vigiar a sua caducidade. Não deve ter sedimentos nem estar translúcido. A aplicação deste soro se faz de forma endovenosa, pelo que é necessário uma seringa. Existem vários tipos de soros, assim como diferentes tipos de venenos.
Para preparar o soro que cura o veneno de cascavel, será necessário utilizar o veneno de cascavel. Assim, cada soro cura os efeitos do veneno de cada classe de serpente da qual foi extraído. Ainda assim, às vezes não se pode identificar a serpente autora da mordedura, pelo que se elaboram soros standards que servem contra várias espécies, normalmente de uma região determinada.

____________________________________________________________________

Origem das Serpentes

Origem das serpentesAs serpentes são animais vertebrados que pertencem à classe dos répteis. Os repteis fizeram a sua aparição acerca de 280 milhões de anos e acerca de uns 135 milhões de anos apareceram os primeiros exemplares de ofídios, que agrupam todas as serpentes que existem hoje em dia.
Existem cerca de 2660 espécies de serpentes cujo comprimento podem variar desde uns poucos centímetros até aos 10 metros. Se dividem em dois grupos: os escolecofidios com umas 260 espécies e os aletinofidios com mais de 2400 espécies.
  • As do primeiro grupo são pequenas e não têm veneno. Vivem em climas tropicais ou quentes e alimentam-se de pequenos animais que normalmente vivem dentro da terra.
  • O segundo grupo compreende-se em maior diversidade em relação ao tamanho que se refere. Estão adaptadas a todos os tipos de habitat: terrestre, aquático, nas arvores, …
Têm as mandíbulas inferiores e superiores diferentes e podem separá-las. Podem engolir presas que superem o seu tamanho. Em países como o Egipto, estes animais eram considerados sagrados. Outros países como a China ou o Japão e outras civilizações como os Incas, os Maias e os Astecas, também idolatravam este animal.
A religião Judaica foi a primeira em aproximar-se das serpentes por considerá-las o símbolo do mal. As serpentes são animais que estão presentes em diferentes habitats em todos os continentes, excepto a Antárctica. Devido ao seu físico, sem patas nem garras, as serpentes alimentam-se engolindo as suas presas por inteiro.
Por este motivo o seu metabolismo, como também a sua digestão, é lenta. O segredo da sua digestão resido nos sucos gástricos e no seu veneno, no caso de ser venenosa. O suco gástrico das serpentes tem um pH muito ácido, o que lhes permite digerir inclusive os ossos. As serpentes venenosas utilizam o seu veneno para romper os tecidos antes que entrem em acção os sucos gástricos.
A dieta da serpente é variada. Normalmente são carnívoras e devem ingerir a sua presa récem-morta. A maioria alimenta-se de animais de sangue quente, apesar de haver espécies que baseiam a sua alimentação em ovos de aves e outros répteis. O período em que se alimentam depende da idade, do tamanho da presa e da temperatura ambiental. As serpentes venenosas têm esse veneno graças à secreção que produzem as suas glândulas salivais. A sua composição depende da espécie de serpente mas basicamente são proteínas específicas.
Quando mordem as suas presas, aplicam dois tipos de venenos, os protelíticos e os neurotóxicos. O primeiro actua sobre as proteínas das células, destruindo-as. A segunda provoca falhas pulmonares e cardíacas na presa. As serpentes não atacam sem motivo. São de grande utilidade para controlar o crescimento de pequenos roedores.

________________________________________________________________________________

Serpentes Venenosas

Serpentes venenosasAs serpentes são importantes no ecossistema pois realizam um grande controlo sobre as populações de roedores que podem transmitir graves doenças para além da perda na agricultura. Por outro lado, as espécies venenosas são um perigo para o ser humano, o gado e para os animais domésticos.
Existem vários aspectos que nos ajudam a diferenciar as espécies venenosas das que não são. Por exemplo, as espécies venenosas têm a cabeça triangular ao contrário das não venenosas visto que esta é oval. Uma excepção são as boas, que têm a cabeça triangular e não são venenosas. Outra característica é as cavidades bucais, apenas presentes nas serpentes venenosas. As cavidades estão situadas entre o olho e a fossa nasal de cada lado e são órgãos termorreceptores.
As pupilas das espécies venenosas (e das boas) são elíptico-verticais enquato o resto são redondas. As escamas também são diferentes. As serpentes venenosas as têm quilhadas enquanto as não venenosas as têm lisas.
A maior parte das mordidelas, se a pessoa estiver de pé, são aplicadas nas zonas entre os cotovelos e as mãos, e entre os joelhos e os pés. Por esse motivo, deverão ser as zonas a proteger para evitar as mordidelas. Todas as serpentes têm dentes, mas não servem para mastigar mas apenas para manter a sua presa. As serpentes venenosas têm à parte 2 dentes especiais na parte anterior da mandíbula superior, donde sai o veneno.
Este veneno é produzido por glândulas salivais modificadas que se chamam glândulas venenosas. Quando a serpente prepara o ataque, estes dentes se endireitam ao abrir a boca e as glândulas venenosas oprimem e o veneno sai para o exterior. Na altura que mordo, injecta o veneno nas suas vitimas. De qualquer das formas, as serpentes venenosas geralmente fogem do homem invés de o atacarem. Apenas mordem quando se sentem atacadas ou ameaçadas.

________________________________________________________________________

Anacondas

Pertence à família das boas. Também é conhecida como “a boa de água”. Exagerou-se bastante sobre o tema do seu tamanho, mas normalmente não superam os 10 metros, chegando às vezes aos 12 metros. A anaconda é a maior serpente do mundo e o seu nome científico é de “eunectes murinus”. O seu diâmetro ronda os 30 centímetros e pesa aproximadamente 200 kg.
Vive perto das zonas fluviais e é uma excelente nadadora. De resto, é difícil encontrá-la fora de água pois passa a maior parte do seu tempo submersa, mostrando apenas a cabeça, pois os seus olhos e as suas fossas nasais estão na parte superior da sua cabeça. Podem permanecer até 10 minutos debaixo de água. A anaconda não é uma serpente venenosa, é constritora. Isto supõe então que ela mata as suas presas através da asfixia, enroscando com o seu corpo e impedindo que respirem, até que morram, ou afogando-as na água até que se afoguem.
Uma vez com a sua presa morta, a engole completamente. O processo de digestão pode demorar vários dias, inclusive se a presa for muito grande pode chegar às duas semanas. A anaconda entrará em letargia. As contracções musculares digestivas são tão fortes que podem ouvir-se dentro da serpente, os ossos da sua presa vão sendo triturados. É rara a vez que se move até que digere o que engoliu e volte a ter fome.
Anacondas
As anacondas são animais carnívoros. A sua alimentação se baseia em grandes roedores, peixes, rãs, pássaros e outros répteis aquáticos. A sua reprodução é ovovivípara. A sua gestação dura uns 6 meses e tem camadas de entre 20 a 50 crias, apesar de por vezes ter ainda mais. As crias ao nascerem medem cerca de um metro e são capazes de nadar e alimentarem-se por elas mesmas. Neste primeiro período é quando a anaconda fica mais vulnerável a ataques de outros animais maiores.
Como o resto dos animais ofídios, as anacondas são poiquilotérmicas, ou seja que não regulam a temperatura interna do seu corpo. Esta é a principal diferença que tem com as aves e os mamíferos, já que estes podem regular a sua temperatura corpora e por isso são chamados de animais de sangue quente. Por este motivo, as anacondas passam várias horas por dia ao sol ou à sombra, dependendo da temperatura ambiente, para que possam modificar a sua temperatura corporal. Quando chegar o frio, geralmente hibernam ou ficam em estado de letargia.

___________________________________________________________________

Boas

BoasAs boas são serpentes que pertencem a uma família tropical de serpentes não venenosas. Trata-se de animais fortes e de grande tamanho, normalmente com uns 5 ou 6 metros, apesar de às vezes ter chegado a medir 10 metros. O seu lugar habitual é as zonas húmidas das florestas. Algumas são aquáticas, como é o caso da anaconda. Norma geral, são animais eu hábitos nocturnos e todas matam as suas presas afogando-as por as apertarem ao redor.
As boas se classificam em 2 famílias, os pitões e as boinae. Ambas pertencem ao grupo das henophidias. A serpente boa não tem presas e não é venenosa. Geralmente nem ataca o homem. A sua principal função no ecossistema é reduzir o número de roedores que afectam principalmente a agricultura. A boa é um animal ameaçado, pelo que o seu número tem sido reduzido consideravelmente com o tempo, pelo que a sua população deve ser controlada. A jiboia-constritora tem um tamanho menor ao da anaconda, cerca de 3 a 5 metros. A sua cor pode variar entre a canela, o pardo escuro e o preto, que correspondem às cores das árvores por onde desliza o animal.
A boa é uma serpente mansa, ao contrário do seu famliar a anaconda. A jibóia-constritora é a segunda serpente em termos de tamanho que existe na América, é um animal que se domestica com facilidade. Ainda assim, tem várias características comuns como por exemplo serem constritoras e não venenosas. Ambas podem estar dentro de água e são boas nadadoras, apesar da boa preferir o meio terrestre. As duas se preocupam com as suas crias, assim que tenham nascido. As duas têm o ligamento elástico na boca que lhes permite engolir animais com um tamanho maior do que elas próprias.
As boas são animais nocturnos e podem caçar com pouco luz. Têm detectores térmicos nos seus lábios que lhes permite localizar animais de sangue quente. As jibóias-constritoras são animais ovovíparos, que significa que os ovos são mantidos nos genitais da fêmea até chocarem. São répteis de alto valor comercial devido a serem animais chamativos pelas suas cores. São capturados pela sua carne e para se ter como animal doméstico, mas principalmente pela sua pele que é utilizada na criação de produtos manufacturados como sapatos, cintos, etc.
A jibóia-constritora está declarada como “espécie ameaçada” pelo Ministério do Desenvolvimento Urbano e Ecologia, por meio da publicação no Jornal Oficial da Federação em Maio de 1991. Outro tipo de boa é a boa-arborícola-esmeralda. Quando nasce é de cor vermelha e ao cumprir 6 meses de vida, passa a ser de cor verde intenso, com o ventre amarelo. O seu comprimento é de cerca de 3 metros. Passa toda a sua vida nas árvores e gosta de descansar pendurando-se num ramo.

_________________________________________________________________

Cascavéis 

A cascavel é uma característica das serpentes venenosas, em especial das víboras do género Crotalus (víboras de cascavel) e sitrurus (cascavéis anãs). A cascavel é uma estrutura córnea situada no final da cauda da serpente. É um conjunto de pequenas partes não fixas e que ao agitar-se provocam o som da cascavel. Algumas pessoas crêem que o número de lóbulos ou partes de cascavel correspondem com a sua idade, mas isso não é assim.
Cada vez que a serpente muda de pele, adiciona-se mais um lóbulo e uma serpente muda mais do que uma vez por ano. A cascavel geralmente não dispõe de mais do que dez lóbulos pois podem-se perder ou atrapalhar nos movimentos da serpente. Nalgumas espécies em específico, a ponta da cauda tem uma cor branca amarelada.
Cascavéis
A utilizam como meio para atrair as suas vítimas, imitando a forma e movimento de uma lagarta. O faz até que a presa esteja demasiado perto para escapar. No corpo das serpentes de cascavel geralmente encontra-se manchas dorsais de cor preta, avermelhada ou café.

_________________________________________________________________________________

Cobras

CobrasCobra é o nome comum que se dá a um grupo de serpentes venenosas. Pertencem à família Elapidae. Esta espécie de serpentes geralmente vive no sul da Ásia, África e Filipinas.
As cobras são famosas pelo seu aspecto e pela sua mordedura. São fáceis de reconhecer pois caracterizam-se por ter uma espécie de carapuça que abrem quando se sentem ameaçadas. A sua alimentação se baseia em roedores e aves principalmente. Captura-os, injectando-lhes o seu veneno através das suas presas. Hoje em dia existem antídotos ao seu veneno, o que reduziu o número de mortes.
Para além de injectarem o seu veneno através das mordeduras, algumas espécies podem cuspi-lo ao comprimir os músculos que têm nas presas e expulsá-lo com força e rapidez para o exterior. As que fazem isto geralmente são as cobras ocidentais e dirigem o seu veneno apontando aos olhos das suas vítimas. O veneno das cobras trata-se de uma neuro-toxina que afecta principalmente o sistema nervoso das suas presas. Graças ao desenvolvimento de um antídoto, o número de mortes por esta causa se diminuiu em algumas zonas da Ásia.
Este veneno também foi utilizado na investigação médica pois contem uma enzima chamada lecitina que dissolve as paredes das células e as membranas que rodeiam os vírus. A cobra Asiática também é conhecida como a cobra-de-óculos devido a esse desenho na sua pele. O seu comprimento geralmente não ultrapassa os 1,8 metros. A cor mais habitual nesta cobra é o castanho e o amarelo. É uma serpente de hábitos nocturnos e baseia a sua alimentação em aves, roedores e repteis.
Na Índia é tratada como símbolo religioso, pelo que na a matam, o que provoca muitas mortes ao longo do ano. A cobra real ou da Birmânia é a serpente venenosa mais longa do mundo, com uma média de 3,8 metros e podem chegar aos 5,5 metros. É uma serpente de hábitos diurnos e a sua alimentação se baseia principalmente noutras serpentes.
O veneno desta cobra é especialmente tóxico. Trata-se de uma serpente delgada, de cor esverdeada ou parda e com olhos de cor de bronze. Vive em lugares como as Filipinas, a Índia, Tailândia, na península da Malásia e ao sul da China.

___________________________________________________________________

Víboras 

Entre os animais predadores, um dos mais adaptados e evoluídos são as víboras.
Crânio. A primeira características que nos chama à atenção e a sua cabeça, em forma de triangulo ou lança. Esta forma se deve a que por detrás de cada olho têm uma glândula de veneno que as serpentes não têm.
Dentadura. As víboras são as serpentes com a maior dentadura. Os seus dentes são longos e pontiagudos. Em certas ocasiões, as víboras mostram a sua dentadura de forma ameaçadora para assustar um possível predador. A sua mandíbula é capaz de desencaixar para engolir presas inteiras que sejam maiores que a sua própria cabeça.
Têm 2 granes presas retrácteis, pois devido ao comprimento dessas presas, se não fossem retrácteis, cada vez que fechasse a boca ela perfuraria a sua mandíbula inferior. Estas presas têm um canal interno por onde se injecta o veneno desta serpente. A forma que o faz é pelos seus músculos, que pressionam as glândulas do veneno e este sai à pressão, introduzindo-se no sistema sanguíneo da sua presa.
Em cada mordedura desta serpente se injecta uma dose de veneno suficiente para com milhares de presas suas.
Víboras
Cavidades termossensiveis. São visíveis facilmente e todas as víboras as têm. Estão situadas entre os orifícios nasais e os olhos. Estas cavidades servem para detectar variações de temperatura a curta distância, meio metro aproximadamente. Assim se convertem num método de caça por termolocalização. A forma que têm de caçar estas serpentes é de localizar a sua presa mediante o calor de emitem, mordendo-a e injectando o veneno e logo arrastando-as para as engolir uma vez mortas. A sensibilidade destas cavidades é fundamental para caçar animais de sangue quente.
Pupilas. Todas as víboras têm a pupila elíptica na vertical, tal como os gatos, o que nos dá sintomas dos seus hábitos nocturnos.
Escamas. As víboras têm as escamas de forma quilhadas, ao contrário das serpentes que as têm lisas. Isto significa que o bordo da ponta de uma escama não coincide exactamente com a seguinte, pelo que sobrepõem-se como as telhas de um telhado.

_______________________________________________________

Imagens

Apresentamos imagens deste réptil rastejante, a serpente. Imagens de serpentes para apreciares esta bonita espécie de réptil.
Imagens de serpentesFotos de serpentes
Fotos de serpentesImagens de serpentes
Imagen de uma serpenteImagens de serpentes





Curiosidades Sobre os Tigres

Os Tigres


Os tigresO nome científico do tigre é “Panthera Tigris”e pertence à família dos “Felidae”, dentro dos mamíferos carnívoros. Trata-se de um animal de grande tamanho e com uma característica pelagem de cor laranja com riscos pretos.
Os fosseis de tigres mais antigos são de há mais de um milhão de anos na China. Aproveitando as mudanças climatéricas durante o período glacial, o tigre foi-se expandindo desde aí e adaptando-se ao frio e à neve.
O tigre encontrou bons habitats em países como a Indochina e a Índia. Ao adaptar-se foi evoluindo até terem sido criadas várias subespécies.
Até à primeira metade do século XX sobreviveram pelo menos oito subespécies de “Panthera Tigris”. Actualmente, o tigre de Caspio, o de Java e o de Bali se extinguiu. As outras espécies que sobreviveram estão em perigo de extinção. O género pantera deu lugar a quatro espécies mais aproximadas na actualidade: o jaguar, o leopardo, o leão e o tigre.
A maturidade sexual nestes animais chega aos machos com 4 a 5 anos e as fêmeas entre os 3 e os 4 anos de idade. O período de gestação geralmente é de cerca de 105 dias aproximadamente, tendo 2 ou 3 crias por cada criação, norma geral.
A alimentação dos tigres é exclusivamente carnívora. Entre as subespécies de tigres destacamos o tigre Siberiano, o tigre de Bengala, o tigre da Indochina, o tigre da China e o tigre de Sumatra.

__________________________________________________________________________________

Espécies de Tigres

Tigre-do-sul-da-China
Nome técnico: Panthera tigris amoyensis
Tem o seu habitat nas florestas e nas montanhas da China meridional. Tem a pelagem de cor alaranjada / avermelhada e a parte da barriga branca. Existiam cerca de 4000 exemplares em 1950 mas hoje em dia são apenas 70 a 80 (em liberdade e cativeiro).
Tigre-da-Indochina
Nome técnico: Panthera tigris corbetti
Esta espécie tem a pelagem mais clara do que o da China e mais escura do que o tigre de Bengala.
O habitat desta espécie foi afectado devido à guerra do Vietnam, pois o habitat é situado principalmente nas selvas do este da Birmânia e na Indochina.
Espécies de tigres
Tigre-de-Sumatra
Nome técnico: Panthera tigris sumatrae
São mais pequenos do que o tigre de Bengala e têm os riscos mais juntos. O tigre-de-Sumatra é o mais pequeno dos tigres que sobrevivem hoje em dia, apesar de se terem extinguido, os tigres de Java e de Bali eram mais pequenos. Este tamanho lhes permite mover-se mais facilmente pela selva. Têm uma membrana entre os dedos das patas que os ajudam a nada melhor.
Estima-se que existem cerca de 400 a 500 exemplares e a maioria encontra-se nos parques nacionais na ilha de Sumatra. Algumas análises ao ADN relevam que esta espécie tem características únicas que fazem com que esta espécie possa ser uma nova espécie. Por esse motivo, estão a tentar aplicar mais recursos na conservação desta espécie. A pior ameaça é a destruição do seu habitat.

___________________________________________________________________________

Espécies Extintas de Tigres

Outras espécies de tigre que já se encontram extintas são as seguintes:
Tigre-do-Cáspio
Nome técnico: Panthera tigris virgata
Também conhecido como o tigre Persa. Actualmente é uma espécie extinta. Era uma das maiores espécies. A sua pelagem era amarela dourada, com mais zonas brancas do que o tigre de Bengala. Os riscos eram de cor encarnados invés de pretas.
Tigre-de-Bali
Nome técnico: Panthera tigris balica. É uma espécie extinta desde 1937.
Era a mais pequena das espécies, de tamanho semelhante ao de um leopardo.
Espécies extintas de tigres
Tigre-de-Java
Nome técnico: Panthera tigris sondaica.
Outra subespécie extinta actualmente. O seu aspecto era semelhante ao Tigre-de-Sumatra, com algumas diferenças na pelagem que era mais escura, e os riscos eram mais delgados e em maior quantidade.

_______________________________________________________________________________

Tigre de Bengala


Atualmente, os tigres-de-Bengala estão em perigo de extinção, como o resto das subespécies de tigres. Também é conhecida por tigre Índiano (Panthera tigris tigris). É a segunda subespécie em termos de tamanho, atrás do tigre Siberiano.
Normalmente, os machos têm cerca de 3 metros de comprimento e pesam cerca de 250 kg. As fêmeas são muito mais leves e não passam os 160 kg e pouco vezes pasam os 260 centimetros de comprimento. A sua esperança média de vida é de cerca de 20 anos. Os tigres em geral são animais solitários. As fêmeas cuidam das suas crias durante quatro anos enquanto os ensinam todas as técnicas de caça. Os machos têm um terreno onde estão as fêmeas onde deixam a sua descendência.
A sua pelagem é de cor alaranjada, com riscos pretos e partes inferiores de cores claras quase branco. Existe uma excepção na cor da pelagem dos tigres-de-Bengala, que são chamados os tigres brancos da Índia e tal como o seu nome indica, a sua pelagem é de cor branca com riscos cinzentos. A sua alimentação é muito variada e inclui desde pavões reais, macacos, javalis, veados até antílopes e búfalos. Ao contrário dos tigres Siberianos, os tigres-de-Bengala geralmente caçam de noite, em parte para evitar situações adversas com os humanos.
Tigre-de-Bengala
Normalmente correm vários km por dia para caçar. Sempre o fazem esperando pela sua presa e pelo momento exacto para iniciar a corrida a uma velocidade que pode alcançar os 80 km/h e terminando num grande salto para a derrubar. Dependendo do tamanho da sua presa, o tigre tem várias formas de a matar. Se trata.se de animais grande, ele os asfixia apertando o seu pescoço. Pelo contrário, se a presa for pequena, ele parte o pescoço com um só movimento. O período de gestação dos tigres é geralmente de 105 a 110 dias, tendo então entre 1 a 6 crias de uma vez.
A maior parte dos tigres-de-Bengala e um terço da população mundial destes felinos vivem na Índia. Existe também uma ampla população no Nepal, no parque Chitawan. Também existem exemplares do tigre-de-Bengala em Butão, na costa de Bangladesh e em parte da Birmânia. O tigre-de-Bengala constitui a subespécie dos “felidae” mais numerosa e o número de exemplares encontra-se entre o 3000 e os 4700.

__________________________________________________________________________

Tigre Siberiano 

Tigre-SiberianoTambém chamado o tigre do amor. O seu nome técnico é de Panthera tigris altaica. É a maior espécie de tigres e a mais robusta visto que o seu corpo é completamente musculado.
Tem uma pelagem muito espessa para proteger-se do frio e tem uma cor ligeiramente mais pálida do que o resto das espécies. A sua cabeça é redonda e um pouco maior nos machos.
O ouvido do tigre-Siberiano é muito fino e é muito útil para detectar as suas presas. O tigre-Siberiano não é uma excepção e portanto também se encontra em perigo de extinção, pelo que graças aos esforços aplicados, a situação do seu número de exemplares melhorou um pouco.
Hoje em dia os exemplares de tigre-Siberiano existentes são cerca de 450. Os olhos do tigre-Siberiano permitem ver tanto de dia como de noite. As suas grandes e afiadas presas com cerca de 7 centímetros de comprimento permitem-lhes capturar e cortar a carne das suas presas com facilidade.
As patas do tigre-Siberiano são muito fortes. As traseiras nunca deixam de tocar no chão, enquanto as da frente, revestidas com umas grandes garras, serão as que capturam e derrubam a presa.
Esta é uma das principais características por que o tigre caça sozinho, sem necessitar da ajudar de ouros congéneres.




sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os Lobos

Os Lobos


O seu nome científico é canis lúpus. Os lobos pertencem à família dos canídeos, dentro dos mamíferos carnívoros. Esta família também é constituída outros animais como o cão, o coiote e os chacais entre outros. As características mais distintivas destas animais são os dentes compridos que sobressaem quando abrem a boca.
Os seus cérebros estão bastante desenvolvidos comparado com o resto dos animais, pelo que geralmente os tornam mais inteligentes. São animais predadores, pelo que o seu físico está adaptado para tal. Têm dentes fortes e afiados e poderosos músculos nas suas patas. O seu comprimento é de cerca de um metro a metro e vinte centímetros. A sua altura fica entre os 60 e os 70 centímetros.
Os lobos
As fêmeas normalmente são um pouco mais pequenas do que os machos. O peso destes animais selvagens oscila entre os 30 e os 50 kg e pode chegar a viver uns 15 a 16 anos. Normalmente, existe uma relação inversa entre a temperatura ambiente e o tamanho dos animais de sangue quente, pelo que as regiões mais quentes terão animais mais pequenos do que as regiões mais frias.
Isto pode explicar o porquê das variações de tamanho que existem entre as diferentes subespécies de lobos. No total em todo o mundo estão confirmadas a existência de cerca de 32 subespécies de lobos. Estas podem ser agrupadas em 4 grupos: Lobos brancos, Lobos cinzentos, Lobos vermelhos e Lobos pardos.

********************************************************
Comportamento dos Lobos

Comportamento dos lobosA espécie de lobos é considerada como a super predadora. Isto significa que não tem competência externa de outros animais que determinem a sua população. Por isso, o seu nível de crescimento dependerá exclusivamente pela quantidade de alimento de que disponham ou as possíveis doenças que afetem os seus membros. Os lobos são animais sociáveis, vivem em grupos ou alcateias. Dentro de cada grupo existirá uma hierarquia interior que dirigirá o comportamento dos seus membros.
A existência destas alcateias têm como objectivo a sobrevivência. Também existem casos de lobos solitários, que procuram outros lobos ou outras alcateias para integrarem-se. Os lobos geralmente têm uma camada por ano, apesar de às vezes haver o caso de terem duas. Têm entre 3 a 8 crias de cada vez. A amamentação dura um mês e as crias são alimentadas por qualquer fêmea da matilha, sejam as suas mães ou não. Durante esse tempo, a fêmea alimento a cria e o lobo alimenta a fêmea.
Quando as crias cumprirem três meses, passam a ser considerados lobos jovens. Ao ano e meio de idade são considerados finalmente lobos adultos. A hierarquia dentro de cada matilha é marcada logo desde do princípio. Uns exemplares mandam no resto, normalmente pelo seu físico e pelo seu carácter. Esta ordem também é seguida na altura da escolha da alimentação e na produção.
De resto, se existem crias que são muito mais débeis do que os outros, a mãe pode chegar a rejeitá-los. Dentro de cada sexo também existe uma hierarquia. Os das posições mais altas são conhecidos como “alfa”, os seguintes “beta” e assim sucessivamente, até chegar aos últimos que são conhecidos como os exemplares “ómega”.

***************************************************************
Matilhas de Lobos

Matilhas de lobosA principal atividade que se leva a cabo numa matilha é a caça. As tarefas estão designadas previamente por cada indivíduo. Uma das vantagens dos lobos é a sua resistência, por isso, na altura de caçar será o seu trunfo para chegar perto da sua presa e capturá-la.
Quando caçam, os lobos não ladram como fazem os cães. Desta forma pode-se determinar-se quem ataca rebanhos em determinadas zonas.
Alguns estudos revelam que os lobos são monógamos. Dentro de cada matilha, o par alfa será quem se vai reproduzir. O resto dos lobos da matilha não se reproduzirá a não ser que ocupem o posto dominante.
Quando a matilha se tornar muito grande, se cria uma separação natural para alguns exemplares que separam e formam uma nova noutro território. Também existem casos de lobos solitários que vivem procurando uma nova matilha que lhes aceitem.

**************************************************************
Lobo Ibérico 

Lobo IbéricoO nome científico do lobo Ibérico é de canis lúpus signatus e é uma subespécie do lobo pardo que vive na península Ibérica. A sua cor predominante é o pardo, apesar de existirem exemplares de tons avermelhados ou inclusive mais escuros. Os lobos ibéricos mais jovens se distinguem por ter uma cor mais acinzentada, especialmente no Inverno.
O peso médio de um lobo Ibérico ronda os 40 kg se trata-se de um macho e 30 kg se for fêmea. Outro traço físico que serve para diferenciar o sexo desta raça é o tamanho da sua cabeça. A dos machos é bastante maior do que a das fêmeas.
As principais características do lobo Ibérico, em relação ao lobo Europeu são várias. Normalmente trata-se de marcas ou manchas, por isso o seu nome “signado” que significa “marcado”.
As manchas brancas nas laterais do focinho também são chamadas bigodes. Nas patas da frente têm um risco vertical de cor preto. Na zona das costas tem uma mancha escura. Também se chama “sela”. A cauda também tem uma marca escura.
Na Espanha existem diferenças nas datas de reprodução dependendo da latitude da zona. Um exemplo disso é que na Serra Morena os partos acontecem um mês antes do que na zona da Cordilheira Cantábrica. A maturidade sexual é alcançada pelas fêmeas aos cinco anos de idade, apesar de ser normal que tenham crias quando cumprem dois anos. Também pode reproduzir-se antes de cumprir um ano, mas não é tão habitual.
As fêmeas melhor alimentadas terão um maior número de crias. De qualquer das formas, a média em Espanha fica entre as 5 e as 6 crias.



Curiosidades de Hamsters

Os hamsters


Os hamsters são animais de certos costumes e rotinas que gostam de manter. De resto, observa-mos estes animais, o seu comportamento e actividades, é uma das principais diversões que se verifica ao ter um hamster como animais de estimação.
A sua média de vida ronda os 2-3 anos. São animais nocturnos, pois geralmente dormem durante o dia e são activos ao chegar a noite. A partir das 8-10 semanas de idade, a fêmea encontra-se desenvolvida para a reprodução. Desde desse momento, entrará no cio durante quatro dias. A gestação dura uns 15-16 dias e as crias não devem tocar-se pelo menos na sua primeira semana de vida.
Durante a gravidez, devemos evitar chatear a fêmea e alimentá-la de forma variada. Quando se aproxima o momento do nascimento, deve isolar a fêmea do resto dos hamsters.
Em relação à alimentação destes pequenos animais, existem alimentos já preparados para eles. Normalmente se trata de comida seca em forma de croquetes ou pastilhas, que proporciona ao hamster os minerais e vitaminas necessários para o seu bom desenvolvimento.
Os hamsters
Estes animais têm o costume de armazenar os alimentos para depois comê-la durante o dia em diferentes horas, pelo que devemos alimentá-los uma única vez por dia, tentando que seja sempre à mesma hora. Uma particularidade destes animais é que os seus dentes não param de crescer nunca, pelo que é necessário proporcionar madeiras adequadas para roer e assim evitar que cresçam demasiado.
Como alimento básico devemos dar-lhe comida seca. Os alimentos frescos se descompõem com facilidade e humedece a gaiola do hamster. Como guloseima, podemos dar ao nosso hamster sementes de girassol ou frutas e verduras frescas, sempre lavas e limpas, evitando as frutas ácidas como os cítricos. Também existem preparados que contêm sementes de mel que os hamsters gostam muito. Estas guloseimas podem ser dadas duas vezes por semana.

****************************************************************************
Raças De Hamsters 

Nesta secção falamos-te um pouco de algumas raças de hamsters para que conheças mais sobre estas pequenas mascotes.
Hamster Russo anão
Quando chega o Inverno, ele muda de cor devido a redução de número de horas com luz. Tem uma esperança de vida de ano e meio a dois anos e meio. O seu pelo ronda os 40-50 gramas e aos 20 dias alcança a sua maturidade sexual. Tem de 4 a 6 camadas por ano e entre 2 a 9 crias por camada.
Hamster de Roborovski
A sua cara tem uma expressão característica devido aos seus olhos pretos e redondos. Geralmente vivem entre 3 e 4 anos. Em média pesam 35 a 4 0gramas. Alcançam a sua maturidade sexual entre os 15 e 22 dias e a sua gestação dura aproximadamente 20 dias. Têm de 3 a 5 camadas por ano e entre 2 a 7 crias em cada camada.
Hamster dourado
Raças de hamstersQuando nascem são tão pequenos que pesam de 1 a 2 gramas. Quando crescem, o macho adulto pesa entre 80 a 135 gramas, sendo a fêmea um pouco maior, entre 90 a 150 gramas. Têm uma esperança média de vida de 2 a 3 anos. Alcançam a maturidade sexual entre os 35 e os 45 primeiros dias. O seu período de gestação dura 15 dias e têm entre 5 a 9 camadas por ano.
Hamster anão de Campbell
Geralmente são hamsters cheio de energia. Caracterizam-se por ter uma glândula malcheirosa na zona do umbigo e que apenas é visível nos machos.
Hamster arlequim
Esta raça de hamster caracteriza-se por ser gordo e passivo. De resto, tem forma arredondada e a sua cara é de cansaço.
Hamster de Angorá
É um hamster normal com a diferença que está coberto de pêlos para suportar melhor os Invernos frios.
Hamster anão da China
Trata-se de um hamster delgado, fino e alongado, parecido com um rato. Tem uma esperança média de vida de ano e meio a dois anos e meio. Alcançam a sua maturidade sexual aos 30 dias, tendo 4 a 5 camadas por ano e a s suas camadas são de 2 a 12 crias. Quando já é adulto, geralmente pesa aproximadamente 50 gramas.
Hamster albino
Trata-se de um hamster normal que por genética é completamente branco e com olhos vermelhos.
Hamster panda
São hamsters muito atléticos, gostam de pendurar-se nas barras da jaula. À parte disso, é muito semelhante a um hamster normal.

*************************************************************
Cuidados de Hamsters 

Para cuidar bem do teu hamster, não deverás gastar mais de 5 minutos por dia, isso sim deverá ser uma constante. Os hamsters são animais sociáveis e apesar do seu pequeno tamanho, são valentes e ferozes. Vamos fazer uma classificação das tarefas, segundo a periodicidade com que devem realizá-las.
De forma diária, não pode faltar a limpeza da tigela e do bebedouro e da sua cama. De forma semanal, tira-os da sua jaula e deixa-os numa caixa alta o suficiente para que não possam trepar ou saltar, pois se escaparem, serão mais difíceis de encontrar.
Cuidados de hamster
Limpar a jaula, o chão e as paredes com um pano húmido. Aconselha-se que não utilizem detergentes nem produtos tóxicos para evitar possíveis problemas ao nosso hamster.
Outros conselhos para o cuidado do nosso animal são:
  • Fornecer pedaços de madeira para que possam mordê-los já que a natureza do hamster é de um roedor. Este manterá os seus dentes fortes e saudáveis. O importante nestes casos é estar seguro que a madeira não foi tratada com produtos químicos ou pesticidas para evitar intoxicações com o animal.
  • A melhor forma para manter a saúde do nosso animal é a higiene da sua casa.
  • A comida seca é a mais recomendável para estes animais devido ao seu hábito de guardar alimentos para consumi-los mais tarde, inclusive dias depois.
  • Também é recomendável dar-lhes uma dieta variada, com vários tipos de sementes.

    **********************************************************
    Gaiolas Para Hamsters 

    Os hamsters são uns dos animais mais populares para ter como animais de estimação devido principalmente ao seu baixo tamanho e por ser fácil de cuidar.
    Estes animais simpáticos devem ter um lugar próprio. Por isso, podemos recomendar-te três tipos de gaiolas para o teu hamster: a gaiola de barras, o aquário de vidro com a tampa em grades ou uma gaiola em acrílico.
    Regra geral, deves proporcionar ao teu hamster a jaula de maior tamanho possível, segundo o que for possível para ti, pois são animais muito activos e que gostam de se mexer muito.
    Gaiolas para hamster
    Deves escolher o lugar aonde pôr a gaiola tendo em conta que deve ser um lugar quente e confortável, onde não há correntes de ar, mas também não pode ser uma zona onde o sol incida diretamente. O fundo da gaiola tem de ser de um material deslizante para facilitar a limpeza.


Curiosidades sobre Focas

As Focas


As focas e os elefantes marinhos são mamíferos que passam a maior parte do tempo nos oceanos. O normal é vê-los nas várias zonas Árcticas e Antárcticas apesar de algumas espécies viverem nos mares tropicais.
Os leões-marinhos mantêm umas pequenas orelhas que as focas perderam. Na terra, são capazes de se manterem erguidos com as suas patas da frente, enquanto as focas ficam sobre o abdómen. As focas nadam com as extremidades traseiras e variam a direcção com as barbatanas da frente.
FocasImagens de focas
Uma característica das focas é a habilidade de mover a cauda para a frente. Quando estão fora de água podem pôr debaixo do corpo.
A morsa é maior que a focas e caracteriza-se por ter duas grandes presas. Os elefantes marinhos, da mesma família que as focas, são muito maiores.
***************************************************************
Espécies de Focas

As focas pertencem à subordem dos pinnipedia. Esta espécie está menos adaptada à água do que os cetáceos e dependem da terra para vários factores da sua vida.
As focas não se podem mover para a frente com as patas traseiras e são as mais adaptadas à vida marítima de todos os pinnípedos. Sacrificaram parte da sua mobilidade na terra para se poderem mover melhor na água.
Espécies de focas
Hoje em dia existem vários tipos de focas, contudo algumas delas encontram-se em via de extinção enquanto outras já se encontram extintas.
- Foca-caranguejeira. É a que existe em maior quantidade e alimenta-se de krill.
- Nerpa. É a única que vive em água doce e alimenta-se de peixes.
- Foca-barbuda. Utiliza as suas barbas para caçar crustáceos.
- Foca-comum. Tem a cabeça arredondada com olhos grandes e escuros. Pode medir até 2 metros e pesar cerca de 100 Kg. A cor da sua pele é cinzento-clara com manchas mais escura.
- Foca-anelada. Tem manchas em todo o corpo em forma de anéis.
- Foca de capuz. É conhecido por conseguir fazer mergulhos longos à procura de alimento, chegando até aos 1000 metros de profundidade e capacidade de respiração de 50 minutos.
- Foca-leopardo. Vive na Antárctica e alimenta-se de focas mais pequenas, pinguins, peixes e krill.
- Foca-do-mar-Cáspio. São as mais pequenas. O macho mede no máximo 1.68 metros.
- Foca-da-groenlândia.
- Foca cinzenta.
- Foca-monge-do-mediterrâneo. Espécie em vias de extinção. De cor escura no dorso e cinzenta por baixo.
- Foca-monge-das-caraíbas. Espécie extinta.
- Foca-monge-do-havaí.
- Foca de Weddell.
- Foca-de-bandas.
- Elefante marinho. Os machos têm uma espécie de tromba e podem chegar a medir 6 metros e pesar 4 toneladas.
- Elefante marinho do Norte.
- Foca-de-Ross.

Curiosidades dos Leões


As Leoas 

Seguramente que já ouviste a frase: “as mães defendem os seus filhos como leoas”. É que esse comportamento protector é muito característico destes felinos.
Assim como o leão é o símbolo do sol, da força e da coragem e é conhecido com o rei da selva, as leoas são o símbolo das deusas de Creta, Frígia, Síria, Mecenas, Trácia, Lícia e Esparta. Na Índia e no Tibete são o símbolo da terra e da maternidade. As leoas representam a força, a vigilância e o instinto protector.
A sua principal característica física para diferenciar dos machos é que não têm qualquer juba. Geralmente têm crias duas vezes por ano. As suas ninhadas têm em média entre duas a quatro crias e o período de gestação dura cerca de 100 dias.
Todas as crias da manada são criadas juntas. As leoas deixam que as crias de outras se alimentem delas até aos três meses, que começam a comer carne. As crias não são consideradas adultas até aos três a quatro anos de idade.
As leoasAs leoas estão encarregues de trazer o alimento à manada e portanto, de caçar. Enquanto elas caçam, deixam as suas crias com as leoas mais jovens. Normalmente são duas leoas que se aproximam a um animal, enquanto as outras se escondem e esperam pelo momento para atacar. Em caso do animal escapar ao primeiro ataque, são elas que passam à acção.
Os estudos realizados demonstram que as leoas conseguem um caça com êxito em uma em cada quatro oportunidades. Os machos esperam que as leoas terminem a caça para dar-lhes de comer primeiro.
Quando as fêmeas tenham criado as suas crias, normalmente podem continuar na manada, a não ser que haja muitas fêmeas e não haja sítio para ficarem. As que são banidas de uma manada não serão mais admitidas por outra manada. A única possibilidade é se forem mais do que uma, unem-se e criam a sua própria manada.

****************************************************
Comportamento dos Leões 

Comportamento dos leõesA manada de leões pode variar muito em função do número que a forma. Este número de integrantes pode estar entre os 5 e os 36 exemplares.
É normal que a manada se separe em diferentes grupos, que torna possível propagar-se e formar novas manadas.
Geralmente, as fêmeas não abandonam a manada, enquanto os machos, especialmente quando são jovens assim o fazem. Nesse sentido, a sua vida é uma pouco nómada até que se tornem adultos e tenham que enfrentar outros machos para dominar uma manada.
O tamanho do território que pode uma manada de leões ocupar varia segundo o número de presas que habitam nele. Portanto, pode ser áreas entre os 20 e os 400 km².
Tanto os leões como as leoas marcam o seu território mediante uma essência na vegetação ou por ruídos que emitem.
A caça é realizada pelas fêmeas ao anoitecer. A técnica que seguem é a de aproximarem-se da sua presa até estarem a uma distância que lhes permite perseguir em grande velocidade e assim podem alcançá-la em grande velocidade de derrubá-la. Quando tem a presa entre as suas garras, a forma de matá-la é através da asfixia, mordendo o seu pescoço.
Até lá o leão espera impacientemente pela comida. Um leão pode comer até cerca de 40 kg de carne de uma vez só.
Os leões são polígamos, ou seja, podem acasalar com várias fêmeas à vez, enquanto as fêmeas têm crias apenas a cada dois anos. Acontece uma vez por ano no caso de os leões estarem em cativeiro.

*********************************************************
Os Leões 

Os leõesClassificação científica: o leão pertence à família dos felinos, dentro da ordem dos animais carnívoros. O seu nome técnico é “Panthera Leo”. A sua pelagem tem tons amarelados e avermelhados. A sua cabeça é grande, com dentes e unhas fortes. A sua cauda é comprida.
Pela sua espectacularidade e vigor, o leão é conhecido durante séculos como “o rei da selva”. Antigamente, os leões estavam distribuídos por toda a África, Europa, Irão e pela Índia. O seu habitat natural sofreu reduções devido em grande parte pela acção do homem em relação à ocupação das savanas.
Os leões, como outros membros dos felinos, têm um excelente sentido de visão e de audição, que têm especial importância aquando na localização de presas. O papel que desempenha o macho na manada é de protector de território e das fêmeas. O macho caracteriza-se pela sua juba á volta do pescoço. Esta juba serve para dar-lhe uma imagem mais feroz sem aumentar o seu peso e até amortece certos golpes.
As disputas entre dois leões geralmente não acabam em luta visto que o leão que se encontra em desvantagem assim que dá conta disso, retira-se. A quantidade de alimentos que os leões necessitam geralmente está sobre os 7 kg se forem machos e os 5 kg no caso das fêmeas. A maturidade sexual nos leões inicia-se a partir dos 24 a 28 meses de idade se estiver em cativeiro e nos 36 a 40 meses se estiver em liberdade.
As fêmeas são receptivas ao acasalamento mais do que uma vez por ano e dura cerca de 3 a 4 dias. O período de gestação é de 100 dias, portanto as crias são muito pequenas quando nascem. A mortalidade das crias é bastante elevada, pois 80% não alcança os dois anos de idade. A fêmea voltará a acasalar quando as suas crias tiverem dois anos.
Se toda a ninhada morrer, a fêmea vai acasalar pouco depois da última cria falecer. Existem caso em que os machos chegam a uma manada e matam as crias que não são deles. Isto é devido ao facto de isto tornar a fêmea mais receptiva a ele e assim poder deixar descendência própria.

*******************************************************
Características dos Leões

Características dos leõesO habitat deste animal é em África (savanas e planícies) e na Ásia (interior da selva). Normalmente se juntam em manadas, formadas por várias fêmeas e com um ou vários machos dominantes, apesar de também poder acontecer o facto de haver manadas com vários machos que não conseguiram o domínio de uma manada de fêmeas ou várias fêmeas banidas que se unem para sobreviver.
Os leões têm corpos musculosos e compridos. As suas cabeças são grandes e as extremidades relativamente curtas. Os leões são animais robustos, com um 2 metros de comprimento e uma cauda que chega até mais um metro. O seu peso oscila entre os 150 e os 240 kg no caso dos machos e entre os 125 e os 180 kg no caso das fêmeas.
Em geral, a sua vida dura até aos 15 anos se viverem na natureza ou até aos 25 anos (ou mais) se viverem em cativeiro. Nos machos a cabeça e o pescoço estão cobertos por uma juba que pode extender-se até aos ombros e barriga.
Os leões melhor alimentados apresentam jubas mais vastas e espessas. A cor desta joba varia desde o preto até ao castanho claro. As fêmeas, pelo contrário, não dispõem desta juba e a sua pelagem é de cor castanho claro.
São animais carnívoros e que geralmente alimentam-se de grandes mamíferos, apesar de também alimentarem-se de mamíferos mais pequenos, aves e répteis. As suas armas como predador se baseiam nas suas mandíbulas fortes e pelas garras das suas patas. O som característico dos leões é o rugido, que pode ser escutado por uma pessoa a uma distância entre os 5 e os 9 km de distância. Este som é característico quando os leões saem para caçar, normalmente ao anoitecer, ou quando a caça foi frutífera.
Passam umas 3 horas diárias tentando conseguir alimento. O resto do dia é passado a dormir e descansando. Os búfalos e as hienas são considerados seus inimigos. Os leões têm um bom ouvido e uma boa visão.



Os Golfinhos

Os Golfinhos
Os golfinhos são mamíferos aquáticos que vivem em quase todos os mares do planeta. Tal como todos os mamíferos, necessitam de manter a temperatura do seu corpo, e para isso têm uma camada de gordura debaixo da sua pele.
Existem 32 espécies de golfinhos, entre elas destacamos o golfinho comum, o golfinho-riscado, e a orca. O seu corpo é largo, como uma barbatana dorsal e duas laterais que mudam de forma e tamanho segundo a espécie. Estas barbatanas servem para controlar a direcção do nado e também para girar.
O mesmo acontece com o focinho, dependendo da espécie este terá uma forma mais comprida ou mais redonda. Também têm uma cauda alisada horizontalmente que utilizam para moverem-se e as vezes para ficarem de pé sobre a superfície do mar.
Os seus dentes têm uma forma cónica e são utilizados para prender e desfazer os alimentos. Os golfinhos não têm nariz. Invés disso, têm um orifício com forma de meia-lua na parte superior da cabeça que se chama respiradouro.
Os golfinhos
Este respiradouro se fecha cada vez que submerge para que não entre água nos pulmões.
Quando vão à superfície, o respiradouro se abre apara expulsar o ar sujo dos pulmões, formando uma nuvem de vapor chamada bufo.
Tem os olhos pequenos, mas como tem uma boa visão ele pode localizar objectos tanto fora como dentro de água Uma característica dos golfinhos é a velocidade com que nadam, pois pode chegar a ser 45 km/h. Também podem ir mais fundo até aos 300 metros e aguentar submergidos durante quase 25 minutos antes de sair para respirar.
Outra característica curiosa dos golfinhos é que nunca dormem, o que fazem para descansar é diminuir a sua actividade, flutuando e deixando o seu respiradouro fora de água. Este estado tem o nome letargo.

*******************************************************************

Comportamento do Golfinhos

Comportamento dos golfinhosOs golfinhos vivem em manadas, apesar de não se manterem na mesma durante toda a sua vida. Vão mudando de manada por motivos de migrações, acasalamento ou mesmo para busca de comida.
As manadas podem variar bastante, desde terem dez exemplares até dez mil dependendo da espécie. Este agrupamento os ajuda na altura de terem de ser defender dos outros predadores. Normalmente atacam com o seu focinho até fazer com que vão embora. Têm um sentido de companheirismo muito desenvolvido pois se algum golfinho chegar a ficar ferido, outro o levará para a superfície para respirar.
A alimentação dos golfinhos se baseia principalmente em peixes, polvos e lulas. Quando localizam as suas presas, nada ao redor delas formando bolhas que as vão distrair e assim podem capturá-las mais facilmente.
A comunicação entre os golfinhos é realizada através de sons parecidos com assobios que são produzidos através da sua garganta dentro e fora de águia.
Estes sons também servem para que os golfinhos localizem objectos debaixo de água já que produzem ecos que embatem nos objectos e voltam para o golfinho, dando-lhes assim informação acerca da sua forma, tamanho e distância.
A natureza dos golfinhos torna-os animais brincalhões, curiosos, inteligentes e muito sociáveis. Facilmente o vemos a acompanhar algum tipo de embarcação a navegar no mar. Com respeito ao seu comportamento com as pessoas, são muito amistosos e tranquilos. Não temem os humanos e estão sempre dispostos a ajudar-nos.
De resto, existem casos em que os golfinhos tentam arrastar búzios até à superfície pois pensam que podem estar em apuros.

***********************************************************************
Reprodução dos Golfinhos

Reprodução dos golfinhosUma vez atingida a madureza sexual, o golfinho procura uma fêmea para reproduzir. A forma de iniciar o contacto é mediante jogos e pela fricção dos seus corpos na água. Enquanto este ritual continua, juntam os seus órgãos sexuais, juntando os seus ventres e assim a fêmea pode acabar fecundada pelo macho.
O período de gestação pode variar segundo a espécie, mas geralmente demora entre os 10 e os 12 meses.
Quando a fêmea vai dar à luz, podemos observar que o seu nado é mais lento e outras fêmeas podem acompanhá-las para evitar ataques de tubarões ou outros predadores.
Quando o golfinho é expulso do interior, o cordão umbilical que o uno à sua mãe se rompe. O recém-nascido deve nada até à superfície, algumas vezes ajudado pela sua mãe ou por outras fêmeas.
Um detalhe curioso é que o golfinho quando nasce, não sai de cabeça como os humanos, mas sim de cauda. O primeiro alimento que um golfinho toma é o leite da sua mãe, que disponibiliza em forma de jacto quando o golfinho no retorno aproxima-se dela à procura de comida.
O leite materno fará parte da sua vida durante um ano no mínimo depois do seu nascimento. Mas a partir dos seis meses de idade começará comer também alguns peixes. A cria de golfinho nada muito perto da mãe, especialmente no inicio da sua vida. Pouco a pouco se afastará até ser independente.

**************************************************************************

Imagens
Apresentamos várias fotos de golfinhos para que possas apreciar a beleza destes mamíferos aquáticos. Lindas fotos de golfinhos para apreciar.
Fotos de um golfinhoImagens de golfinhos
Fotos de golfinhosFotos de golfinhos
Imagen de um golfinhoImagens de golfinhos
Imagens de golfinhosImagens de golfinhos