domingo, 9 de setembro de 2012

Curiosidades Sobre Aranhas Armadeiras

Aranha armadeira 
As espécies principais são, Phoneutria fera (Amazonas), Phoneutria rufibarbis ( Amapá, Guianas, Amazonas, Pará), Phoneutria keiserlingi ( Espírito Santo até Buenos Aires, nas baixadas fluminense e santista) e Phoneutria boliviensis (Bolívia).
Possuem um tamanho aproximado de 6 cm, corpo e pernas castanhos, possuem fileiras de manchas claras no dorso do abdômen, são agressivas, podendo pular para picar. Os acidentes ocorrem quando colocamos a mão em ambientes escuros, ou dentro de caixas, calçamos os sapatos, etc., a aranha pica ao sentir o movimento a sua frente, o que para ela é uma ameaça.
Muito encontrada em plantações de bananas, onde é chamada de banana spiders. São transportadas junto com as bananas para o exterior também, onde causam acidentes.
Seu tempo de vida atinge aproximadamente dois anos,costumam acasalar no inverno, sua ooteca é reconhecida por ter um formato de um prato, é branca, onde a mãe fica em cima cuidando. O desenvolvimento se dá entre 20 e 25 dias, a postura possui em torno de 700 ovos.
A picada provoca dor intensa que persiste durantes algumas horas e irradia-se por toda a região, ocasionando queda de pressão, prostração, tontura, vômitos, dispnéia, sudorese, aumento das secreções glandulares e espasmos.
Aplicando-se 0,2mg de seu veneno, pode matar um cão de 1Kg e 0,015mg pode matar um camundongo de 20g.

Curiosidades Sobre Aranhas Caranguejeiras

Aranha caranguejeira
São as aranhas mais temidas pelo ser humano, devido ao seu grande porte, seu corpo recoberto de pêlos aparentando ser agressiva, mas é errado considera-la esse monstro todo.
A verdade é que o seu veneno não chega a ter grandes efeitos em um humano.
A defesa de algumas caranguejeiras são seus pêlos existentes no dorso do abdômen, os quais ela libera esfregando suas pernas traseira, que vão provocar irritações na pele e mucosas do seu possível predador. Não são agressivas, só picam se forem molestadas ou manuseadas de forma errada.
As caranguejeiras fazem faxina também no seu viveiro, limpam os resíduos, colocando-os nos cantos e às vezes tecem uma camada de teia em cima da superfície suja.
Algumas caranguejeiras podem viver por 25 anos.

Curiosidades sobre Pitohui dichrous

Pitohui dichrous 
Na Nova-Guiné vive um pássaro de penagem preta e amarela, denominado cientificamente por Pitohui dichrous. São aves migratórias que vivem em bandos. Pela pele secretam um químico irritante que vai revestir as penas. Quando do ataque por uma cobra, o predador passa a vítima. A substância secretada pela pele possui uma neurotoxina denominada homobatracotoxina. Esta toxina funciona como defesa química contra os seus inimigos.

Curiosidades sobre Mariposas e Borboletas

Mariposas e Borboletas
A ordem Lepidoptera inclui mariposas e borboletas e é uma das maiores ordens da classe.
Existem cerca de 165.000 espécies mas ainda há muitas por descobrir e classificar.
Os maiores problemas causados são reações respiratórias alérgicas às escamas ou pêlos das lagartas, e dermatites causadas pelo contacto com diversas lagartas.
Geralmente os sintomas são pouco severos exceto em determinadas espécies das Américas. No entanto, o número de dermatites por contacto podem aumentar quando há surtos de infestação.
Os pêlos das lagartas são como um bulbo, porque não tem orifício na sua superfície, sabe-se que este bulbo tem que ser quebrado para que se liberte o veneno nele contido.

Curiosidades sobre Tarântulas

Tarântula 
As tarântulas ou aranha de jardim, são aranhas comuns no nosso dia a dia, quem tem um jardim com gramado ou perto de piscinas, já deve ter visto uma aranha que corre rápido quando descoberta. Não é agressiva, mas pica se molestada ou quando colocamos a mão ou os pés acidentalmente. É encontrada praticamente pelo mundo todo, até em regiões frias cobertas de gelo. Adaptam-se facilmente a vários ambientes.
Não produz teia, possui aspecto feroz e esconde-se em cavidades naturais de terrenos.Possui patas robustas e peludas, assim como o cefalotórax vermelho-escuro, com bandas acastanhadas. Só pica quando é atacada, e o seu veneno não é dos mais perigosos.
Possuem o corpo com coloração marrom, corpo com 5 cm de envergadura das pernas.
A fêmea produz uma ooteca de cor cinza, que possui em média 800 ovos ou mais, é normal produzir três ootecas depois da cópula, sendo que pode morrer após a última postura.
A maior parte das aranhas alimentam-se de insetos. As Tarântulas também, mas são necessárias grandes quantidades de insetos para satisfazer uma grande Tarântula.
Existe uma Tarântula na aqui na América do Sul que possui umas patas com cerca de vinte e cinco centímetros de comprimento. Aranhas de tais dimensões têm como presas animais tão grandes como pequenos pássaros, ratos lagartos e centopéias gigantes.
Quando uma tarântula pica, afunda as suas quelíceras na presa e depois bombeia o seu veneno das glândulas do veneno.
As aranhas não podem mastigar. Assim, elas usam as suas quelíceras para injetar as suas presas com o veneno paralisantes, depois injetam o animal com líquidos solventes para dissolver as porções internas das presas. Por fim, sugam todo o líquido do interior da presa e abandonam a sua carcaça seca.

As Tarântulas não são perigosas para os Humanos. Elas raramente mordem pessoas, e o veneno que produzem, geralmente causa menos problemas que o veneno de uma abelha.
A sua picada produz uma ardência no local, sem maiores conseqüências, a dor pode ser acalmada através de analgésicos orais.

Curiosidades sobre a Aranha Viúva-Negra.

Aranha viúva-negra 
A viúva negra (Lathrodectus tredecimguttatus) é uma aranha escura, com o corpo medindo cerca de 1 cm, possui algumas linhas brancas e 13 manchas vermelhas vivas no abdômen. Só a fêmea é descrita com sendo perigosa. A virulência da picada de pende não só da estação do ano, como da sensibilidade da vítima.
O veneno desta aranha é muito tóxico, no entanto, produz uma pequena quantidade, pelo que só há perigo para crianças pesando menos de 15 Kg.
Não são agressivas, picam somente quando comprimidas ao corpo, como por exemplo quando calçamos um sapato, ou colocamos um boné.
Ocorrem em vegetação arbustiva, e podem aparecer perto de residências também.
Logo após a picada, aproximadamente depois de 35 minutos, inicia-se uma dor local, do tipo mialgia, de intensidade e extensão variáveis, sudorese, agitação psicomotora, podem ocorrer também a taquicardia, hipertensão arterial e arritimias cardíacas, dores abdominais, cãibras. O veneno da viúva negra tem ação neurotóxica. Vítimas como crianças, pessoas com cardiopatias, gestantes e idosos, são considerados como do grupo de risco, devendo ser o tratamento, mais intensificado devido a probabilidade de posteriores complicações.
Entre 1980 e 1990, foram registrados 64 casos na Bahia e acidentes isolados no Rio de Janeiro, Niterói, e Agudos. Alguns casos fatais foram descritos no Chile, EUA, África, Austrália E Europa.

Curiosidades sobre Ornitorrinco.

Ornitorrinco 
Conhece-se apenas um, pertencendo à ordem dos Monotrematos, que possa ser considerado como portador de um aparelho venenoso, é o Ornithorhynchus paradoxus ou Ornitorrinco.
Tem a cabeça munida de um bico de pato achatado, com dois dentes cornificados. O seu rabo é largo e plano; os seus pés são curtos e munidos de cinco dedos com unhas reunidas por uma membrana.
Vive exclusivamente na Austrália. Nada habitualmente e alimenta-se de vermes e pequenos peixes.
Os machos possuem nas patas posteriores um esporão com um orifício na sua extremidade. O esporão liberta, quando o animal deseja, um líquido venenoso secretado por uma glândula situada ao longo da coxa e com a qual o esporão comunica por um longo conduto subcutâneo.
O veneno do Ornitorrinco é bastante fraco e no Homem causa dores, mas nunca a morte.
O animal crava os seus esporões por meio de uma forte pancada dada com as patas, para trás, sendo a sua função possivelmente defensiva e não representando uma adaptação predatória, pois, tanto pela posição como pelo tipo de presas de que se alimenta, o Ornitorrinco não é adequado para a caça.
Para um observador pouco versado em zoologia, a presença do esporão e da glândula venenosa pareceria implicar uma semelhança com os répteis; contudo, a semelhança não é mais do que superficial, pois tratam-se de estruturas distintas num e noutro caso.
É interessante referir que o esporão está presente em ambos os sexos quando são jovens, mas, mais tarde, degenera na fêmea.
A toxicidade é muito fraca, menos cerca de 5.000 vezes menor que a do veneno das serpentes australianas.

Curiosidades sobre Vespas e Marimbondos.

Vespas e Marimbondos
As vespas são também conhecidas como marimbondos ou cabas. Algumas como o marimbondo-tatu e marimbondo cavalo são encontrados em todo o território nacional.
A composição de seu veneno é pouco conhecida. Ao contrário das abelhas, não deixam o ferrão no local da picada. Por serem maiores e mais assustadores aparentam ser mais venenosos que as abelhas, o que não é verdade, os efeitos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos.
O veneno de vespa contém histamina, serotonina e o péptido "quinina de vespa".
Os casos graves ou letais são devidos sempre a respostas alérgicas.

Curiosidades Sobre Lacraias/Centopéias.


Lacraias / Centopéias
As "lacraias", também conhecidas como "centopéias", são animais caçadores noturnos muito rápidos e têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia. Podem medir até 23 cm e se alimentam de insetos, lagartixas, camundongos e até filhotes de pássaros.
Têm o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontiagudas. Em sua cabeça situam-se duas antenas e olhos. Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças.
O último par de patas não serve para a locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo o corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.
O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Como perambulam muito, é comum penetrarem nas casas, onde causam muitos acidentes.

Curiosidades sobre o Escorpião.

Escorpiões 
O escorpião é o mais antigo aracnídeo da classe, data do período siluriano (438 milhões de anos). Os primeiros registros fósseis de aracnídeos terrestres apareceram no período carbonífero (320 milhões de anos).
As picadas de escorpiões são deveras dolorosas, em locais quentes e secos, deve-se ter muito cuidado ao calçar os seus sapatos, pois pode estar escondido dentro deles um escorpião!
Geralmente, a picada de um escorpião não é mais forte que a duma abelha ou vespa, mas alguns produzem um veneno suficientemente perigoso para matar uma criança pequena ou pequenos animais. A espécie mais venenosa habita no México e no Norte de África.
Tem geralmente os hábitos noturnos, ficando escondidos durante o dia em seus abrigos e saindo à noite para caçar, reproduzir. A menor espécie conhecida é o Microbuthus pusillus, que mede cerca de 13 mm de comprimento, e o maior é o Pandinus africano que pode medir 18 cm de comprimento.
O aparelho venenoso do escorpião é constituído pelo último segmento abdominal que, grosso e globoso, se termina por um aguilhão duro, curvo, de extremidade bem aguda, perto da qual, vistos com uma lupa, observa-se dois pequenos orifícios ovais destinados à saída do veneno.
O escorpião não pica para trás, mas sempre para frente.
As glândulas de veneno do escorpião armazenam 1 a 10 cc de veneno.
O veneno de escorpião é muito irritante para as mucosas e funciona como uma neurotoxina que ataca o sistema nervoso da vítima.
O escorpião usa o veneno para auto-defesa, mas também para paralisar os insetos e aranhas de que se alimenta. Podemos classificar os escorpiões como sendo autênticas máquinas mortíferas, muito bem equipadas.
Freqüentemente, ouvimos dizer que os escorpiões se suicidam com o seu próprio veneno quando os rodeamos com um circulo de fogo. É uma pura lenda, já que é fácil verificar experimentalmente, que estes animais não podem ser intoxicados pelas suas secreções venenosas nem pelas dos animais da sua espécie. O sangue do escorpião é anti-tóxico.
Existem 3 graus de gravidade das picadas
Picadas muito graves. Alteração da respiração (cada vez mais rápida e superficial) a preceder a paragem respiratória por paralisia dos músculos respiratórios. O paciente parece ansioso, agitado, mas não perde a consciência.
Alterações do ritmo cardíaco. O mecanismo de termo-regulação é perturbado. Por vezes existência de vômitos e sudação exagerada. Desidratação intensa. Sem tratamento, os distúrbios agravam-se e terminam em morte.
Picadas graves. Os sinais locais dominam o quadro clínico. Existe dor violenta no local da picada (edema e rubor). Estes sintomas duram por algumas horas ou até mesmo alguns dias e desaparecem progressivamente. Pode ocorrer morte sobretudo se a vítima é hipersensível.
Picadas benignas. Tanto no Homem como nos outros mamíferos produz apenas edema passageiro no local da inoculação.

Curiosidades sobre Box Jellyfish (água viva)

Box Jellyfish (água-viva) 
Um dos mais mortais animais na face da Terra, também chamada de "Sea Wasp".
Essa água-viva, com corpo meio quadrado, habita o Norte e Nordeste da Austrália, e pode ser encontrada por toda a extensão da Barreira de Corais, ou seja: Por cerca de 2.000 Km.
A toxina presente nos tentáculos que chegam à muitos metros de comprimento, é tão forte, que os poucos sobreviventes de um encontro com uma Box Jellyfish, descrevem a dor mais como um choque elétrico constante, do que uma queimadura. Após o contato, a pessoa provavelmente sairá do mar gritando, e irá desmaiar na areia com marcas no corpo, como se fossem chicotadas. Dependendo da extensão da área afetada, parada Cárdio-Respiratória, ocorre em menos de 3 minutos, sendo necessário a aplicação de respiração boca a boca e compressão torácica.
Aconselha-se não abandonar a vítima para buscar socorro, e sim conseguir de alguma forma, que outros o façam.
A Box Jellyfish é responsável na Austrália por mais mortes que Tubarões, Crocodilos e Cobras. Não existem antídotos conhecidos, porém a aplicação de vinagre na área atingida reduz um pouco a dor, até que uma ambulância chegue ao local. Atenção médica para salvar a vítima é indispensável.
Dica: Jamais tente sem estar usando luvas de borracha, retirar os tentáculos enrolados em uma pessoa, pois serão 2 candidatos à ir pro céu. Igualmente, ao tentar ressuscitar a vítima, tome muito cuidado para seu corpo não entrar em contacto com as áreas afetadas ou partes da Box Jellyfish.
Atuando sobre o sistema nervoso, pode provocar na vítima, no espaço de minutos, uma transpiração abundante, cegueira, falta de ar e morte. Alguns biólogos classificaram o veneno deste como o mais potente de todos. Nos últimos 25 anos, 60 pessoas morreram enquanto tomavam banho nas praias de Queenslândia, na Austrália, por terem tocado nestas medusas.

Curiosidade sobre Abelhas Africanas.

Abelhas
As abelhas de origem alemã (Apis mellifera mellifera) foram introduzidas no Brasil em 1839. Posteriormente, em 1870, foram trazidas as abelhas italianas (Apis mellifera ligustica). Essas duas subespécies foram levadas principalmente ao sul do Brasil.
Já em 1956, foram introduzidas as abelhas africanas (Apis mellifera scutellata), identificadas anteriormente como Apis mellifera adansonii.
As abelhas africanas e seus híbridos com as abelhas européias são responsáveis pela formação das chamadas abelhas africanizadas que, hoje, dominam toda a América do Sul, a América Central e parte da América do Norte.
O veneno da abelha é um dos mais conhecidos venenos dos Himenópteros. Os procedimentos modernos de bioquímica mostraram que se trata duma substância muito complexa.
Na pele dos animais e do Homem, a injeção do veneno provoca: dor, calor, tumor, rubor.
O veneno da Apis mellifera é uma mistura complexa de substâncias químicas com atividades tóxicas.
São agentes bloqueadores neuromusculares. Podendo provocar paralisia respiratória.
As reações desencadeadas pela picada de abelhas são variáveis de acordo com o local e o número de ferroadas, as características e o passado alérgico da pessoa ou animal atingido.
Habitualmente, após uma ferroada, há dor aguda local, que tende a desaparecer espontaneamente em poucos minutos, deixando vermelhidão, por várias horas ou dias.
Existem pessoas muito sensíveis ao veneno das abelhas, podendo levar a morte por choque anafilático ou pelo edema de glote.
O veneno remonta aos tempos mais antigos. O veneno de abelha tem sido objeto de um grande número de investigadores de caráter medicinal.
Existem já estudos de parte da composição química e sua atividade fisiológica no Homem e nos Animais.
Em vários países utilizam-se de medicamentos preparados com princípios ativos do veneno de abelha.
São utilizados em inúmeras situações, como reumatismo agudo e crônico e artroses.
As picadas de abelhas são muito freqüentes, a sua benignidade é regra e a gravidade é a exceção, no entanto, não podemos ignorar a possibilidade de morte após uma picada. Mas, nem todos os efeitos do veneno de abelha são negativos. As picadas não são apenas malignas.

Por que os castores constroem represas?

As represas feitas pelos castores são levantadas para proteger a casa desse simpático mamífero. Dotado de membranas nas patas traseiras e uma achatada e larga cauda que serve de leme e remo, o castor constrói seu lar no meio dos rios (apesar de também fazê-lo nas margens). A casa é feita de pedaços de madeira, pedras e lama e forma um monte oco em forma de cone com entradas submersas. Apesar de proteger os bichinhos do frio do inverno e de animais predadores, a toca sofre o risco de ser inundada quando o nível da água sobe ou de ficar desprotegida contra inimigos em períodos de seca, e é aí que entram as represas. Para manter a água (e o pé direito da casa) no mesmo lugar, os castores levantam as barreiras, pois elas seguram a água numa altura mínima e, caso chova muito e o nível do rio suba, basta abrir buraquinhos na represa, como se fossem comportas de um dique, para que a altura volte ao normal.